quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Plano de Carreira. Trabalho da equipe escolar será decisivo para valorizar os melhores.

O Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Baraúna-RN em vigor, estabelece a promoção dos profissionais da educação pela titulação e tempo de magistério. Esta forma de remuneração não tem conseguido impor uma melhora na nossa educação.

Depois de treze anos da aprovação do plano, temos duas certezas quanto ao que vem acontecendo com a educação do município: 1) só dinheiro não resolverá a péssima educação do município e 2) remunerar somente pela titulação e tempo de magistério não motiva professor.

Faço estas duas afirmações porque os recursos disponibilizados pela União ao município através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb vêm aumentando em progressão geométrica enquanto isso a qualidade do ensino cai vergonhosamente.

Não há outra saída para a Secretaria de Educação do Município se não a aprovação de um Plano de Carreira que valorize os melhores profissionais da rede municipal de ensino. Nesse sentido faz-se necessário que este plano remunere, também, os profissionais da educação pelo seu desempenho. O Plano em vigor só beneficia os maus educadores.

Preocupados com essa situação, um grupo de professores do município juntamente com o Sindserb, está estudando e propondo mudanças no plano, que deverá ser aprovado pela Câmara de Vereadores até 31 de dezembro. No entanto, já estou com uma preocupação.

O trabalho de uma escola é essencialmente realizado por equipes. Como na proposta o professor será remunerado pelo seu desempenho, logicamente que ele precisará de uma equipe de apoio capacitada e comprometida com o trabalho. Aí é que vem a nossa grande preocupação.

As experiências que temos vivido nas escolas do município de Baraúna é de total negligência com os educadores que buscam, solitariamente, fazer a diferença na sua escola. Não há o apoio necessário por parte da maioria das direções escolares nem da Secretaria de Educação. Esta falta de apoio é aceita ovinamente pela maioria dos professores descomprometidos com a melhoria da qualidade do ensino de sua escola.

O que poderá ser a solução do problema corre o risco de se transformar num grande problema para o professor que será avaliado pelo seu desempenho e dependerá, como nunca, da equipe pedagógica, direção da escola e principalmente da Secretaria de Educação.

Apesar do risco que corremos, continuo defendendo a ideia do professor ser remunerado pelo seu desempenho. Mas, defendo também, maior cobrança à equipe pedagógica, direção da escola e principalmente a Secretaria de Educação no cumprimento de suas responsabilidades.

Estamos abertos a sugestões para a reformulação do Plano. Primeiro clique aqui e acesse o plano em construção e depois clique em Comentário (canto superior direito deste artigo) e sugira.

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