quarta-feira, 25 de março de 2020

Educação online em tempos de coronavírus

Em função da pandemia do coronavírus as aulas das escolas do município de Baraúna estão suspensas por 15 dias desde o dia 18 de março, até segunda ordem, e nossos alunos estão em casa e muitos sem fazer nada por falta de opções.

Em 2015 implantamos nas turmas que lecionamos matemática a plataforma Khan Academy. Pelo nosso trabalho de inovação no processo de ensino e aprendizagem fomos premiado pela TV Cultura  em 2016 e pelo Projeto Conectando Saberes financiado pela Fundação Lemann em 2019.




Outra plataforma que usamos a custo zero é o Edmodo, rede social educacional. Entre as várias funcionalidades, é possível:
  1. Posta tarefas para os alunos
  2. Se comunicar com os alunos e seus pais
  3. Criar grupos de aprendizagem
  4. Elabora enquetes
  5. Elaborar e postar avaliações
  6. Manter uma biblioteca digital
  7. Partilhar conteúdos para os alunos
  8. Criar calendário de eventos
As duas plataformas são grátis e podem ser acessada por computador, notebook, tablet e celular. Dados levantados por nós este ano na Escola Manoel de Barros constatamos que mais de 70% dos nossos alunos têm smartphone e internet em casa. Podemos adotar a educação online para a maioria dos nossos alunos a custo zero mas nossa experiência bem sucedida tem sido vista com indiferença.

Diante dessa terrível pandemia de coronavírus em que nossos alunos devem ficar em casa como forma de se proteger poderíamos está usado as duas plataformas como alternativa de reduzir os grandes prejuízos educacionais.

Tenho mantido com meus alunos contato diário através de postagens de tarefas, testes e troca de mensagens e tudo isso feito diretamente de casa.

Nenhum comentário: