quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O Edmodo como ambiente virtual de aprendizagem

Fundado em 2008, o Edmodo é uma rede social educativa acessível através de um navegador web no endereço www.edmodo.com e permite a comunicação entre alunos, professores e pais através de um sistema fechado, privativo e gratuito. Esta rede social é uma das mais utilizadas no momento estando atualmente com mais de 5 milhões de usuários ativos. O Edmodo é gratuito para professores e alunos e sempre será. Disponível on-line e para Android, iOS e Windows, Edmodo tem a confiança de educadores, pois é:

Fácil: Com recursos intuitivos e armazenamento ilimitado, crie grupos rapidamente, atribua lições de casa, agende testes, gerencie os progressos e muito mais. Com tudo o que é necessário em uma plataforma, o Edmodo reforça e melhora o que você já faz em sala de aula.

Seguro: O Edmodo é desenvolvido para dar ao professor o controle total sobre sua sala de aula digital. Com ferramentas que lhe permitem determinar quem pode participar dos grupos, garantir a privacidade desses grupos e monitorar as atividades dos membros, a segurança já está incorporada.

Interativo: Oferecer aos alunos novas maneiras de se envolver, se expressar e participar. Com o Edmodo, pode-se postar tópicos para discussão, realizar enquetes, premiar com medalhas, e mais, para estimular a comunicação e socializar o aprendizado.

Conectado: Conecta professores, alunos e pais. A comunidade global de educadores compartilha recursos em minutos, independente da matéria ou da série, com cobertura total.

Apoiador: Construído com os professores e para os professores seu feedback define cada recurso, mantendo professores e seus alunos no centro da aprendizagem.

Versátil: Não importa se o professor quer criar uma sala de aula sem papéis, promover habilidades de cidadania digital, integrar aplicativos educacionais da Loja da Edmodo, ou aumentar a sua rede profissional de aprendizado, o professor pode personalizar seu uso do Edmodo.

Principais características do Edmodo
  1. Professores e alunos colaboram num ambiente seguro e fechado;
  2. Promove o uso responsável das redes sociais e outras ferramentas;
  3. Possibilita uma maior interação e comunicação entre professores, pais e alunos;
  4. Alia as novas tecnologias à educação;
  5. Sistema de mensagens que permite a comunicação segura e aberta, com supervisão e controlo do professor;
  6. Possibilidade de supervisão das atividades realizadas pelo aluno;
  7. Possibilidade de atribuição de trabalhos e avaliações que serão submetidos pelos alunos e avaliados automaticamente;
  8. Possibilidade de criação de grupos por área temática, extensíveis à comunidade;
  9. Possibilidade de armazenamento e partilha de documentos num ambiente baseado em computação na nuvem (cloud computing);
  10. Partilha de conteúdos individualizados, por unidade curricular ou por grupo;
  11. Conta de controlo parental;
  12. Interface simples e intuitiva;
  13. Gratuita e livre de publicidade para os alunos;
  14. Possibilidade de acesso através do computador, telemóvel e tablet.

Principais funcionalidade

  • Partilha de conteúdos;
  • Aplicações educacionais;
  • Bibliotecas;
  • Ligação ao Google Docs;
  • Ligação do o Office online 365 grátis;
  • Realização de tarefas e trabalhos online;
  • Avaliações;
  • Notificações;
  • Calendários;
  • Espaço para troca de ideias;
  • Partilha de vídeos e imagens;
  • Jogos.
De todos os Ambientes Virtuais de Aprendizagem o Edmodo é o mais fácil e versátil de usar por ter um layout muito parecido com a rede social Facebook.

Segundo Moran (1997, p. 146), Esse modelo se choca com o da construção conjunta do conhecimento pelos alunos, O conceito de comunidade de aprendizagem implica em um deslocamento do professor e do conteúdo para o grupo, que participa, se envolve, pesquisa, interage, cria, com a mediação de algum orientador. Esta situação é nova seja no presencial como no virtual. É para ela que caminhamos em todos os níveis do ensino, porque supõe um avanço teórico e metodológico. Mas demora, porque, além de nova, costuma se chocar com o modelo multiplicador de muitas instituições que estão preocupadas em diminuir custos e baixar mensalidades. Os modelos focados em conteúdo pronto ou em tele aula (para muitos alunos) são muito mais rentáveis do que os modelos colaborativos, que precisam de tempos de mediação, de acompanhamento professores experientes para grupos não muito grandes e isso custa mais do que os modelos conteudistas

O Edmodo tem um enorme potencial de criar comunidades de aprendizagem onde a relação entre professor e alunos é horizontal e com isso se consegue sepultar a hierarquização na relação de poder entre professor e aluno, criando um ambiente de aprendizagem muito mais produtivo. Portanto, o Edmodo suscita uma maior interação e liberdade de reflexão sobre o que se está aprendendo.

Nenhum comentário: