domingo, 19 de agosto de 2018

Diário da Inovação: Incentivo a Leitura.

Ler é uma atividade com múltiplos benefícios: ativa o cérebro, desperta a criatividade, melhora a capacidade de interpretação, traz conhecimento, exercita a memória e trabalha a concentração. Sobretudo para o desenvolvimento infantil, é um exercício completo que ainda proporciona o aumento do vocabulário da criança, facilitando a sua comunicação e diversos outros aprendizados.

A leitura em sala de aula reforça diariamente a aprendizagem, além de ajudar a criar esse hábito. Apesar de o período escolar ser cheio de conteúdos e livros didáticos a serem devorados, é importante estimular a criança e os adolescentes a ler nas suas horas vagas assuntos de seu interesse, que lhe tragam prazer, informação e lazer. Há várias estratégias para incentivar a leitura, no entanto, estou usando a tecnológico como estratégia para identificar as preferências, armazenar e disponibilizar livros gratuitamente aos alunos.

Nossa iniciativa surgiu como forma de resolver o problema da pouca disponibilidade de livros Infanto-Juvenis na Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros. Utilizamos o Edmodo para ministrar aulas de matemática e estou aproveitando seu uso no celular para disponibilizar livros Infanto-juvenis para meus alunos em formato PDF.

Fizemos duas enquetes no Edmodo com as seguintes perguntas e respostas:

Enquete 1: Como você avalia nossa ideia de disponibilizar livros Infanto-juvenis grátis sugeridos pelos alunos no Edmodo?
59% responderam Ótimo, 38% Bom, 3% responderam que não faz diferença e 0% respondeu que não gosta da ideia.

Enquete 2: Você lê os livros infanto-juvenis disponibilizados no Edmodo?
75% responderam que Sim e 25% disseram que não.

As duas pesquisas relatam que nossos alunos quando têm a oportunidade de escolher e ter acesso a livros de qualidade e de seu interesse eles leem.

Nenhum comentário: