sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)

No modelo tradicional de ensino o professor faz o papel de sábio na sala de aula e os alunos são agentes passivos do processo de ensino onde um mesmo rítmo de ensino é imposto para todos, desrespeitando as individualidades inerentes ao processo de aprendizagem.

Enquanto nossos professores tentam, vagarosamente, aprender os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) nossos alunos já nascem imersos no mundo dominado pelos jogos eletrônicos, internet, redes sociais e têm nos vídeos a principal fonte de conteúdos.

A interação no processo de ensino e aprendizagem é fundamental para possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. O que fomenta o desenvolvimento do conhecimento individual de cada participante é a orientação dada por seu professor, para que possa assimilar as informações de forma estruturada e contextualizada, além da troca de experiências entre os colegas de turma sobre estas informações/conhecimentos.

O modelo tradicional não dar mais conta das exigências dos alunos de hoje e nesse contexto entra os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) para dar suporte e gerenciar o processo de ensino e aprendizagem. Hoje existem várias alternativas gratuitas e muito eficientes de AVA como o Moodle, Google Educação e o Edmodo que possibilitam uma comunicação simultânea entre o professor e alunos. Quanto ao Edmodo este será detalhado a seguir.

Aprendizagem (AVA). Conforme Almeida (2003, p. 10, apud Maricato, 2010, p 27),

[...] com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem redefine-se o papel do professor que finalmente pode compreender a importância de ser parceiro de seus alunos e escritor de suas ideias e propostas, aquele que navega junto com os alunos, apontando as possibilidades dos novos caminhos sem a preocupação de ter experimentado passar por eles algum dia. O professor provoca o aluno a descobrir novos significados para si mesmo, ao incentivar o trabalho com problemáticas que fazem sentido naquele contexto e que possam despertar o prazer da descoberta, da escrita, da leitura do pensamento do outro e do desenvolvimento de projetos colaborativos. Desenvolve-se a consciência de que se é lido para compartilhar ideias, saberes e sentimentos e não apenas para ser corrigido.

Ou seja, o papel do professor passa a ser de reformular perguntas aos alunos e não oferecê-las prontas e organizar as trilhas da construção do conhecimento coletivo e significativo.

Nesse contexto os Ambientes Virtuais de Aprendizagem ostentam um potencial relevante por apresentar as seguintes características: a) fala a linguagem dos alunos atuais, b) ajuda os alunos a estudarem no seu rítmo, c) aumenta a interação professor-alunos, d) aumenta o acesso à informação, e) aumenta a interação aluno-aluno, f) possibilitar a formação de comunidades de aprendizagem, g) ajuda os alunos ocupados, h) muda o gerenciamento da sala de aula, i) permite que os pais participem mais e aprendam juntos com seus filhos em casa, j) ajuda os alunos que têm mais dificuldade de aprendizado e k) inverte o papel do professor de senhor do saber para o articulador da construção do conhecimento.

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