segunda-feira, 5 de abril de 2010

Violência toma conta das escolas públicas

Se você tem assistido telejornais ultimamente deve ter percebido veiculações diárias de notícias da violência nas escolas públicas provocada por alunos aos próprios colegas, professores e diretores. Por trás do problema está a família desestruturada e uso de drogas.

Antes a escola tinha a obrigação de ensinar aos alunos só os conteúdos para passar de ano e no máximo o vestibular, hoje está assumindo, também, o papel da família. No caso de Baraúna não estamos conseguindo nem uma coisa nem outra. Da forma como nossa educação está sendo conduzida, continuaremos sendo o município com a pior educação do Brasil.

Precisamos urgentemente paramos, pensarmos, elaboramos um plano de ação e construirmos parcerias para combatermos o problema que vem aumentando de forma assustadora, principalmente na Escola Manoel de barros. A tarefa não é fácil e por isso devemos contar com a participação, principalmente, dos pais dos alunos, Conselho Tutelar, polícia e Ministério Público.

O Governo do Rio Grande do Norte aprovou a Lei nº 8.814 de 2006 de autoria do Deputado Estadual Mineiro. A Lei institui ações interdisciplinares e de parcerias objetivando a prevenção e o controle da violência nas escolas públicas do estado.

Estou realizando com as turma que leciono nos turnos matutino e vespertino palestras sobre drogas e gravidez na adolescência e já estou programando outra sobre Bullying -comportamento consciente, intencional, deliberativo, hostil e repetido de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. Tenho feito este trabalho isoladamente porque a Secretaria de Educação, até o momento, não tem demonstrado preocupação com o problema.

Nenhum comentário: