quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Perda de tempo

Aprendemos que ao iniciar um ano letivo primeiro deve-se fazer uma avaliação do ano anterior e planejar o próximo. A "semana pedagógica" resumiu-se na apresentação, rápida, de alguns gráficos sobre o rendimento das escolas no ano de 2008 e exposição de duas professoras da UERN sobre as mudanças na ortografia da Língua Portuguesa e como trabalhar a leitura na escola.

Para o professor preocupado em melhorar a péssima educação oferecida aos nossos alunos, o modo como está sendo tratado os problemas graves da educação do município de Baraúna, é altamente desmotivador. Se a maioria dos professores soubesse que esses dias não valem como letivos não teriam participado, pois ninguém acredita mais em melhoras.

Com isso me vem a pergunta: os problemas da educação de Baraúna não são tratados como deveriam porque as pessoas se sentem culpadas ou porque apresentam deficiências técnicas a ponto de não saberem planejar e conduzir uma etapa tão importante para a escola?

O Secretário de Educação (Marcos Antonio de Sousa) demonstra vontade de realizar as mudanças necessárias na educação, mas infelizmente ele não tem apoio de uma equipe capacitada e comprometida nem apoio político para fazê-las. Logo, tudo continuará do jeito que está e no próximo ano estaremos novamente lamentando o ano perdido. Com isso se cumprirá o desejo da maioria dos que fazem a educação de Baraúna de que quanto pior melhor, mudar dá muito trabalho.

Nenhum comentário: