segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Educação de Baraúna pede ação urgente

Quando o município de Baraúna assinou o Plano de Desenvolvimento da Educação se comprometeu com a cumprir metas do PDE e entre essas metas está a elaboração e implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que cada um dos 5.563 municípios do país deve fazer para um período de quatro anos — 2008 a 2011 —, como parte do PDE. O PAR é coordenado pela secretaria municipal de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, professores e da comunidade local.

Na análise do Plano de Ações Articuladas da Secretaria de Educação do Município de Baraúna foram apontadas os principais problemas da educação do município.


1. Deficiência na implantação dos conselhos escolares e capacitação dos seus conselheiros


2. Não funcionamento do Conselho Municipal de Educação.

3. Não participação dos Conselhos Escolares na elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas da rede pública de ensino público municipal.

4. Falta de critérios para avaliação do desempenho dos professores no Plano de Carreira do Magistério de Baraúna.

5. Deficiência na gestão do Plano de Carreira do Magistério de Baraúna, principalmente na promoção dos professores por desempenho.

6. Falta de um Plano de Cargos e Salários para os demais profissionais da educação.

7. Falta de espaço e profissionais capacitados para a implantação de atividades no contraturno.

8. Parte das escolas da rede apresenta uma relação matrícula/professor adequada que ocorre acidentalmente, como resultante da baixa demanda média da zona rural. Entretanto, as escolas da zona urbana têm problemas quanto a distribuição de pessoal e espaços físicos, ambos são reduzidos diante da demanda existente.

9. Deficiência no controle e publicação acerca da aplicação dos recursos do Fundeb por parte Conselho do Programa a e Sindserb.

10. Não existência de uma política voltada para a formação continuada dos professores que atuam nos anos/séries finais do Ensino Fundamental, visando a melhoria da qualidade de aprendizagem de todos os componentes curriculares, o que resulta numa demanda grande para ações com esse objetivo.

11. Falta de cursos voltados para qualificação do pessoal de serviços e apoio escolar.

12. As reuniões promovidas pelas escolas não contam com a participação de todos os professores. Os mesmos não dispõem de horários para essas atividades e elas não são previstas em calendário, com exceção dos planejamentos bimestrais.

13. A Secretaria de Educação e as escolas planejam práticas pedagógicas fora do espaço escolas, mas não tem condições de estimular por falta de estrutura para realização das mesmas (transporte, principalmente).

14. Inexistência de programas especiais de estímulo à leitura, apesar de ocorrer ações isoladas em algumas escolas somente para o aluno.

15. Não há estímulo à auto-avaliação e as atividades interdisciplinares ocorrem em raros
momentos.
16. O direito a assistência individual e/ou coletiva não é informada aos alunos e pais e não é oferecida, pois não existem recursos humanos nem espaço físico para esse tipo de atividade.

17. Falta de uma política específica de correção de fluxo.

18. Falta de bibliotecas nas escolas. As que possuem são totalmente inadequadas para o acervo e para realização de estudos.

19. Deficiência de espaços para a prática esportiva.

20. Cozinhas inadequadas, não se encontram devidamente equipadas e não dispõem de refeitório.

21. Apenas 50 % da instalações para o ensino atendem, minimamente, as dimensões para o número de alunos, a acústica, iluminação, ventilação e limpeza. O mobiliário está em péssimas condições de utilização.

22. Nenhuma escola possui instalações adequadas às condições de acesso para Pessoas com Deficiências Física.

23. Apenas três escolas possuem computadores conectados à Internet. Dentre estas apenas uma disponibiliza equipamentos para os estudantes, noutros dois estabelecimentos o equipamento está apenas à disposição da direção e secretaria.

24. Apenas uma parte das escolas possui equipamentos audiovisuais, mas não dispõe de salas específicas e não dispõe de materiais atualizados.

25. Não há recursos pedagógicos suficiente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem a diversidade das demandas educacionais.

Se fizermos uma comparação do que está planejado no PAR e o que foi cumprido, podemos perceber que nem 5% do planejado foi cumprido. Para quem pensa que o atraso da educação de Baraúna é somente o professor deve fazer uma reflexão mais ampla e profunda do problema.


Pensar que se resolve o péssimo ensino do município de Baraúna com ações isoladas é puro engano. Será necessário um Planejamento Estratégico com ações bem articuladas, integradas, acompanhadas, fiscalizadas e, principalmente, liderada pela Secretaria de Educação. Esse Plano de Ações deve:


1. Retomar a elaboração do Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação (PES).


2. Avaliar, replanejar, executar e acompanhar o Plano de Ações Articuladas (PAR).

3. Reformular o Plano de Carreira, valorizando os professores comprometidos com o Planejamento Estratégico da Escola. Nesse caso o professor teria ascensão pelo tempo de docência em sala de aula, titulação e desempenho.

4. Implantar um Plano de capacitação continuada para os professores, equipe pedagógica e direção de escolas.

5. Implantar do Sistema de Avaliação e Acompanhamento do Sistema Educacional com ênfase no combate a evasão e rendimento escolar.

6. Realizar o Planejamento Estratégico das Escolas, tendo como parâmetro o Projeto Político Pedagógico.

7. Assegurar tempo para o professor avaliar, pesquisar e planejar suas aulas.

8. Revisar o Projeto Político Pedagógico de cada escola da rede.

9. Fortalecer a Gestão Democrática com ênfase nos Conselhos Escolares e Municipais.

10. Incentivar a participação dos pais na vida escolar de seus filhos.

11. Modernizar a Gestão da Secretaria de Educação e Escolas.

12. Criar a Rede Integrada de Atendimento Escolar com ênfase nas parcerias público e privada.

13. Criar o Sistema de Comunicação da Secretaria com a rede de ensino e comunidade.

14. Banir a interferência da política na educação. Esse é sem dúvida o maior causador dos problemas da educação de Baraúna.

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