domingo, 25 de maio de 2008

Pouca importância

A escola Manoel de Barros vem nos últimos 30 dias discutindo alternativas de uso dos recursos do PDE, que esse ano a escola está sendo beneficiada com mais de R$ 40.000,00 para ser investido em projetos que possa contribuir com a diminuição da evasão escolar e melhoria do processo de ensino aprendizagem. Na última reunião sugerimos à direção que desse mais tempo para os professores pensarem em projetos que possa ser custeados com os recursos do PDE e a direção acatou a proposta e deu o prazo até 21 de maio do corrente ano para receber propostas. Mas como já esperávamos, nenhum professor demonstrou interesse em elaborar um projeto para melhorar sua prática pedagógica e pior, nem tiveram o trabalho de pelo menos sugerir uma relação de material.
Sou um crítico ferrenho da direção, mas nesse caso, responsabilizo os colegas professores que em sua maioria só criticam e quando tem a oportunidade de ter um pouco de recurso para utilizar com seus alunos simplesmente não fazem nada.
Quando soube que a escola teria esse recurso entrei em contato com a direção e falei que iria elaborar projetos para serem analisados pela escola e foram aceitos os projetos titulados de Sistema de Avaliação e Emissão de Boletim Escolar, Nossa Escola tem História, Educar para e pelo esporte e lazer e Xadrez na escola.
Alguns professores podem dizer que não fizeram projetos porque não sabem, mas enviei por e-mail os projetos que elaborei para alguns colegas e me coloquei à disposição deles para ajudá-los, mas ninguém se interessou. O pior foi com os professores de educação física que propus um projeto e solicitei á direção uma reunião com os quatro professore para discutirmos o projeto e comparecerem apenas dois deles e no final saiu como encaminhamento que eles se juntassem com os que estavam ausentes e elaborassem apenas um cronograma de atividades e relação de material necessário para executar o projeto e apenas o professor Onesimar Fernandes Carneiro fez o solicitado.
Depois disso, a maioria dos professores que se omitiram terão o direito de reclamar que não fazem um trabalho diferente na sala de aula porque não tem recurso?

Nenhum comentário: