quarta-feira, 21 de maio de 2008

Cartilha orienta família a participar da educação das crianças

O governo federal já percebeu da importância da participação da família no processo de aprendizagem das crianças e como instrumento de orientação lançou no dia 08 de maio do corrente ano uma cartilha que estará sendo distribuída a todas as famílias explicando como ajudar seus filhos no processo educativo.
A cartilha, ilustrada pelo cartunista Ziraldo, tem linguagem simples e direta e convoca as famílias a se envolver na educação das crianças, acompanhando a freqüência e o desempenho na escola, participando de conselhos escolares, verificando se a escola é bem organizada, entre outras ações.
As igrejas cristãs estão se mobilizando para definir estratégias comuns de envolvimento social por uma educação de qualidade. A iniciativa tem a participação de entidades como o Conselho Latino Americano de Igrejas (Clai), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).
O plano de mobilização tem como referência as metas do Compromisso Todos pela Educação, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Com base nas diretrizes, foram relacionadas ações e atividades, a ser implementadas por lideranças e membros das igrejas, para debater a importância do acompanhamento da educação das crianças, como campanhas de conscientização, reuniões, cultos, missas, entre outros.
Indo de encontro com essa preocupação, estou desenvolvendo um Sistema de Avaliação e Emissão de Boletim Escolar (SAEBE) para a Escola Manoel de Barros com o objetivo de fornecer uma ferramenta poderosa na geração de informações relevantes para o planejamento escolar e a geração de boletim escolar, uma solicitação velha com os diretores da escola, que nunca foi implantado.
Para que os pais possam acompanha a vida escola de seus filhos é necessário que eles tenham em tempo hábil informações quanto a Freqüência e rendimento dos filhos e o SAEBE irá proporcionar isso.

Nenhum comentário: