Indispensável a toda atividade humana, avaliar é, em um sentido geral, emitir um juízo, uma interpretação, sobre o valor ou qualidade de certos ideais, trabalhos, situação, métodos. Entendido o significado da avaliação como um recurso de aprimoramento de indivíduos e diversos níveis de organização, o processo avaliativo deixa de ser imposição e passa a ser um ato partilhado e construtivo.
A escola Manoel de Barros não dar a importância com que se deveria ser tratada a questão da avaliação como instrumento de reflexão do processo de ensino aprendizagem. Não é exagerado dizer que a melhoria nos níveis de ensino-aprendizagem, passa pela efetiva e conseqüente aplicação de uma estrutura avaliativa adequada, que busque fomentar as condições de ensino, enquanto seja capaz de elevar o nível das propostas de ensino.
A avaliação praticada pela escola tem muito mais contribuído para a exclusão do que a inclusão de seus alunos, isso porque seu foco principal tem sido única e exclusivamente, a medição do nível de conhecimento do aluno de forma descontínua e descontextualizada.
A escola não tem o hábito, proposta nem ferramenta eficiente de avaliação. A avaliação preeminente na escola é o realizado pelos professores com seus alunos, mas são avaliações por disciplina e totalmente isoladas dos resultados dos demais professores, ou seja, não há um sistema de avaliação que faz uma reflexão do processo de ensino aprendizagem que mede o nível de evolução dos seus alunos e profissionais.
Como os processos de ensino-aprendizagem são atividades que provocam modificações no aluno e no professor, cabe à escola dispor de um sistema de avaliação adequado que possa revelar a evolução de indivíduos, em um contexto abrangente, que extrapole as medições estritamente quantitativas de aquisição de conhecimentos e centradas apenas no aluno.Se a missão da escola é a auto-formação assistida, visando o pleno desenvolvimento do educando, então a avaliação da aprendizagem, focalizada apenas nas atividades isoladas do professor não é suficiente.
É necessário agregar à avaliação escolar, ao nível do indivíduo, indicadores de avaliação que permitam acompanhar o domínio de competências e habilidades. A escola deve ter competências desenvolvidas para se avaliar e deve ser uma grande tarefa coletiva de aprimoramento mútuo. Portanto, todos devem estar preparados para avaliar e serem avaliados.
O SAEBE tem o objetivo de estimular uma reflexão crítica sobre os processos evolutivos que estão sendo desencadeados nos agentes do sistema educacional da escola (diretor, coordenadores, supervisores, professores, funcionários, alunos...).
O Sistema de Avaliação e Emissão de Boletim Escolar (SAEBE) fornecerá as seguintes informações:
O SAEBE tem o objetivo de estimular uma reflexão crítica sobre os processos evolutivos que estão sendo desencadeados nos agentes do sistema educacional da escola (diretor, coordenadores, supervisores, professores, funcionários, alunos...).
O Sistema de Avaliação e Emissão de Boletim Escolar (SAEBE) fornecerá as seguintes informações:
- Médias (bimestral, anual e final) freqüências de todos os alunos por turma, disciplina e bimestre
- Número e porcentagem de alunos com médias de 0,0 a 2,0, de 2,1 a 4,0 e de 4,1 A 6,0, de 6,o a 8,0 e de 8,1 a 10,0.
- Número e porcentagem de alunos que obtiveram a maior e menor média da turma por disciplina
- Número e porcentagem de alunos com freqüência igual ou superior a 75% e menor que 75%
- Número e porcentagem de alunos aprovados, reprovados, evadidos, transferidos e admitidos por turma, disciplina e bimestre
- Número e porcentagem de alunos dentro e fora da faixa etária para cada série de ensino
- Número e porcentagem de aulas dadas e previstas por turma e professor
- Avaliação de cada disciplina através de um sistema de pontuação que tem como critérios as médias e freqüência dos alunos de cada turma
- Determinação do número de alunos em situação de risco de reprovação por disciplina, bimestre e série
- Geração e emissão de boletim de todos os alunos bimestralmente ou quando a supervisão e direção necessitar de informação da situação de qualquer aluno da escola
- Geração de gráficos com todas as informações consolidadas com o objetivo de facilitar a análise dos indicadores estabelecidos.
- Geração de um relatório das informações analisadas por turma e turno
Com reação a Boletim Escolar, esse terá as seguintes informações:
- Matrícula, nome, documento de identificação do aluno, pai, mãe e endereço de cada aluno
- Identificação da turma do aluno (série, turma e turno)
- Médias e número de faltas por bimestre e disciplina
- Freqüência do aluno por disciplina
- Média anual e final por disciplina
- Resultado final (aprovado ou reprovado) por disciplina
- Assinatura do pai, mãe ou responsável do aluno
Estaremos apresentando o SAEBE à Secretaria de Educação onde estarei propondo a utilização do sistema até o final de 2008 por empéstimo.
Um comentário:
Muito bom!
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