Um dos vários problemas enfrentados pelas escolas do município de Baraúna é a falta de um sistema de avaliação eficiente que ofereça informações dos seus alunos quanto ao processo de aprendizagem em tempo hábil. Geralmente os dados referentes ao número e porcentagem de alunos aprovados, reprovados, evadidos, transferidos etc., são obtidos no final de cada ano quando a secretaria de cada escola faz um quadro com esses dados.
O ideal seria que as avaliações fossem realizadas bimestralmente para a comunidade escolar e Secretaria Municipal de Educação. No entanto, mesmo que tentassem fazer não teriam como, pois as informações estão fragmentadas nasmãos dos professores, logo os dados sistematizados no final do ano não servirão para muita coisa depois que os alunos se evadiram ou foram reprovados.
No ano de 2007 a escola Manoel de Barros implantou o Diário de Classe informatizado, onde este foi criado com o objetivo de facilitar a vida do professor e ser usado como ferramenta de avaliação do processo de ensino aprendizagem, mas não se atingiu todos os seus objetivos proprosto por deficiência na gestão do diário pela própria escola. Para este ano estamos desenvolvendo um sistema de avaliação (usando Excel e Visual Basic) que em comparação com o do ano passado tem as seguintes inovações:
O ideal seria que as avaliações fossem realizadas bimestralmente para a comunidade escolar e Secretaria Municipal de Educação. No entanto, mesmo que tentassem fazer não teriam como, pois as informações estão fragmentadas nasmãos dos professores, logo os dados sistematizados no final do ano não servirão para muita coisa depois que os alunos se evadiram ou foram reprovados.
No ano de 2007 a escola Manoel de Barros implantou o Diário de Classe informatizado, onde este foi criado com o objetivo de facilitar a vida do professor e ser usado como ferramenta de avaliação do processo de ensino aprendizagem, mas não se atingiu todos os seus objetivos proprosto por deficiência na gestão do diário pela própria escola. Para este ano estamos desenvolvendo um sistema de avaliação (usando Excel e Visual Basic) que em comparação com o do ano passado tem as seguintes inovações:
- Interface amigável e fácil de dominar. O sistema é totalmente acionado através de uma barra de ferramentas com comandos para movimentação nas diversas tabelas do sistema, gravar, gerar relatórios, visualizar e imprimir os relatórios.
- Redução do número de tabelas.
- Inclusão de avaliação por turmas, alunos e disciplina.
- Geração de relatórios detalhados das informações como número e porcentagem de alunos: aprovados, reprovados, desistentes, transferidos, médias detalhadas (0,0 a 3,0, 3,1 a 6,0 e 6,1 a 10) e freqüência igual, abaixo e acima de 75%.
- Geração de gráficos que comparam informações (do item 4) por disciplina, turma e turno.
- Inclusão do nome do aluno nos relatórios.
- Ampliação dos espaços na ficha de acompanhamento de sala de aula.
- Recurso para gerar o Planejamento Escolar por turma e disciplina. O Sistema oferece a possibilidade do professor avaliar e planejar com uma única ferramenta. Caso o professor tenha um Notebook, ele alimentará o sistema na sala de aula em tempo real, ou seja, não terá a necessidade de fazer as anotações (em papel) na sala de aula e depois digitar as informações geradas em outro horário.
Tentarei uma audiência com a Secretária de Educação para apresentar o Sistema e caso haja interesse, veremos as estratégias de sua implantação nas escolas do município de Baraúna.
Todo esse esforço tem o objetivo de criar uma ferramenta capaz de fornecer informações que possam auxiliar os professores, supervisão e direção na avaliação do aluno e também na avaliação do trabalho dos profissionais da educação. Para isso acontecer, é fundamental que a escola gerencie melhor o sistema.
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