No dia 16 de março do corrente ano, o programa Fantástico da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre uma família que retirou seus dois filhos da escola para educá-los em casa usando um método próprio de ensino. Os filhos, um de 13 e outro de 14 anos, são educados dessa forma desde pequenos e foram submetidos este ano a um vestibular numa faculdade particular e os dois foram aprovados em direito. Por essa atitude o pai dos dois adolescentes foi condenado e obrigado a pagar 12 salários mínimos e matricular os dois filhos numa escola pública na série que eles deixaram de freqüentar. Além disso, poderá perder a guarda dos dois filhos. Segundo o juiz responsável pelo julgamento, por Lei os pais têm a obrigação de matricular os filhos numa escola.
Realmente, a Lei obriga os pais a matricular seus filhos numa escola, mas porque não obriga o Estado a oferecer educação de qualidade, principalmente na escola pública? Será que a escola é capaz de oferecer a educação que o pai está proporcionando a seus dois filhos? A Lei obriga o pai a matricular os filhos numa escola ruim? O ensino que os menos favorecidos desse país têm é uma vergonha, basta analisar os índices divulgados pelo IDEB, SAEB, Prova Brasil e PISA. Quando vamos comprar um objeto qualquer, temos o direito de escolher aquele de menor preço e melhor qualidade, mas com a educação o pobre não tem escolha, ou matricula seu filho numa escola ruim ou seu filho fica sem estudar e neste caso poderá ser processado. Nas grandes cidades, o número de escolas é maior, mas a escolha dos pais é feita levando em consideração a menor distância da casa à escola. Agora imagine você morando num município pequeno onde as escolas são poucas (no máximo você tem 1 ou 2 escolas do ensino fundamental e médio), ou seja, não tem escolha.
Vejo muitos pais fazendo sacrifícios para colocar seus filhos na escola particular, inclusive a maioria dos professores. Deduzo dois motivos para isso: primeiro porque sabe que a escola pública é ruim e lá as chances de seus filhos passarem num vestibular são remotas e segundo porque é mais conveniente, ou seja, na escola particular ele não vai perder seu tempo em reivindicar uma escola pública de qualidade. É por causa disso que a escola pública não vai sair do buraco da vergonha.Educação de qualidade é um direito que todos nossos filhos têm e deixamos de exigir dos governantes esse direito por causa do nosso conformismo. Principalmente quem não pode pagar por uma escola particular, deve se organizar e exigir do poder público um ensino que transforme, pelo menos, nossos filhos em cidadãos capazes de ingressar no mercado de trabalho competitivo.
Os mecanismos para isso podem ser:
- Participar ativamente da vida educacional de seus filhos visitando regularmente a escola e participando dos encontros de pais e mestres.
- Participar das reuniões do Conselho do Fundeb. Esse conselho é o espaço onde deve ser fiscalizado e planejado a utilização dos recursos da educação do município.
- Formar uma Associação de Pais e exigir assento nos conselhos da educação (Escolar, Educação, Fundeb, Merenda Escolar, Transporte Escolar, etc.).
Mas, para que nossos filhos tenham educação de qualidade, é necessário que os pais tenham a educação de seus filhos como prioridade número um, e infelizmente educação não é prioridade nem dos pais e nem dos governos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário