sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Esporte diminui repetência em escolas públicas

O Instituto Alpargatas junto com os professores de educação física das escolas públicas de Santa Rita, na Paraíba, vêm transformando a realidade dos alunos de ensino fundamental. Através do programa "Educação por meio do Esporte", conseguiram diminuir a reprovação nas escolas e aumentar o índice de desenvolvimento humano (IDH). Ao invés de uma simples aula de educação física, os professores passaram a usar jogos esportivos e cooperativos, dança, caminhada, expressão corporal e poesia de forma lúdica. Além disso, alguns dos jogos envolvem as disciplinas escolares nas atividades propostas de forma a trabalhar a multidisciplinaridade.

Nesta ação, foram envolvidas 20 escolas de ensino fundamental. Dos projetos enviados, dois foram escolhidos e implantados como programa piloto nas escolas atingindo cerca de 20 mil alunos.

Temos defendido a prática esportiva no município de Baraúna - RN tendo como objetivos a diminuição da evasão e diminuição da reprovação escolar. Mantemos 04 professores concursados para atender uma única escola do município e mesmo assim não há um trabalho consistente feito pela equipe. Dentre os professores temos um que ainda tenta fazer um trabalho com os alunos de forma isolada e desarticulada, outra professora que está cedida à escola do Estado em substituição a um professor do município que hoje assume um cargo de comissão, o terceiro professor vive tendo licença da Secretaria de Educação para a realização de mestrado e doutorado ininterruptamente (pelo Plano de Carreira não é permitido), e o quarto professor vem enrolando a todos.

Com a equipe de professores de Educação Física, a infra-estrutura (03 quadras de esporte e 01 campo de futebol) e o material esportivo que é comprado todos os anos com o recurso do Caixa Escolar, é inadmissível que as escolas do município não tenham uma única equipe e/ou uma competição esportiva que possa nos ajudar a diminuir a evasão e reprovação e integrar a escola com a comunidade através de um intercâmbio com outras escolas da zona urbana e rural e com outros municípios vizinhos.

Parte dos professores são culpados por esta situação, mas muito mais culpados são os diretores das escolas que não envolvem e não exigem deles um plano de trabalho que nos ajude a melhorar os vergonhosos índices educacionais através do esporte. O que se percebe é um forte corporativismo com esses professores, onde os interesses deles estão acima do principal papel da escola que é oferecer aos alunos um ensino de qualidade.
Há uma desvinculação total do papel dos professores de educação física com os demais. A prova disso é que esses professores nunca estão presentes nos planejamentos bimestrais da escola com os demais. Assim não dar. Como é que podemos sair da rabeira da vergonha nacional que hoje passa o ensino do município de Baraúna se os interesses de certos profissionais é prioridade única e a aprendizagem dos alunos ficando em segundo plano?

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