quinta-feira, 19 de julho de 2007

Programa de Exclusão Digital

Desde a gestão de Gustavo e Marcos Rocha, respectivamente diretor e vice-diretor da escola Manoel de Barros na gestão do Prefeito José Araújo Dias, criticamos a não utilização da sala de informática pelos alunos da referida escola que se resumiam a dar desculpas não convincentes como computadores com problemas, falta de digitadores, problema de energia elétrica, etc. Estas mesmas desculpas foram dadas pela atual gestão até abril do corrente ano.
Mas por incrível que pareça de repente os problemas foram resolvidos. No entanto os computadores estão sendo usados pelos alunos da escola Estadual João de Abreu com a justificativa do Secretário de Educação de que as máquinas são contrapartidas de uma parceria da Prefeitura do município de Baraúna com o Governo do Estado. Interessante é que quando os computadores eram para uso dos alunos do Manoel de Barros não houve interesse da Secretaria de Educação e direção da escola em disponibilizar os computadores, mas para beneficiar os alunos da escola do Estado os problemas foram resolvidos rapidamente. Vale salientar que a Prefeitura só tem responsabilidade com os alunos do Ensino Fundamental, os alunos do Ensino Médio é de responsabilidade do Estado.
Diante da exclusão digital praticada pela Secretaria de Educação do Município de Baraúna, os alunos da escola Manoel de Barros revoltados fizeram no mês de maio do corrente ano um Abaixo-Assinado com assinaturas de alunos e professores da escola reivindicando providências urgentes para o problema e entregou ao Presidente do Conselho Escolar e este repassou ao Secretario de Educação que até o momento não deu nem satisfação.
No mundo globalizado que vivemos o uso do computador é uma ferramenta indispensável para a educação de nossos alunos. Muitos deles são obrigados a pagarem, sem poder, as Lan Houses do município na pesquisa e digitação de trabalhos escolares, ou seja, alguém pesquisa e digita os trabalhos sem a participação do aluno.
Enquanto o resto do mundo tem a clareza da importância da informática na formação de seus cidadãos, a direção da escola Manoel de Barros e a Secretaria de Educação do Município de Baraúna acham que não. É difícil entender o que se passa na cabeça dos dirigentes do nosso pobre município.
Só resta uma saída. A mobilização de todos os alunos, professores, pais e Conselho Escolar na solução do grave problema.

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso é uma absurto. O município está na contramão da evulução. É necessário que mais pessoas revoltem-se com esse descaso.

Unknown disse...

Oi! Meu nome é Paulo Sérgio. Sou professor concursado da rede municipal e estadual do município de Baraúna, graduado em Ciências Biológicas. Também estou de acordo com o professor reginaldo, quando o mesmo diz que é inaceitável o município dar prioridade a alunos da rede estadual, deixando os seus próprios alunos sem acesso ao laboratório de informática!

Anônimo disse...

não acredito numa aberração dessas. será o Benedito............

Anônimo disse...

A DIREÇAO ESTÁ MAIS PREOCUPADA MAISS EM AGRADAR AO PREFEITO MUNICIPAL E OUTROS QUE AOS PRÓPRIOS ALUNOS! É A FAMOSA POITICALHA!!!!!

Anônimo disse...

eu achei muito importante porque nos ficamos por dentro dos assuntos do nosso interese e tambem serve para ficarmos informados dos nossos direitos.