quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Implementação do currículo alinhado à BNCC

Sua escola já está trabalhando o novo currículo?


O prazo final para que todas as redes, públicas e privadas, de Educação Infantil e Ensino Fundamental o implementem foi 2020. A atualização dos currículos é pautada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em dezembro de 2017. Mas, para entender o que muda no ensino a partir deste ano, é essencial diferenciar BNCC de currículo.

No período de 2018 a 2020 os sistemas e redes tiveram a oportunidade de adequar seus currículos alinhado às exigências da BNCC e locais e que deve "ganhar vida" na escolas/creches.

Fazer essa adequação pode não ser muito fácil, uma vez que é necessária uma série de ações. Além da leitura e compreensão da Base por inteira, os profissionais da educação precisam encontrar modos de ligar o que está definido no documento à prática.

O primeiro passo para a implementação é a revisão do currículo. Por ser o documento em que são explicitadas as propostas pedagógicas e estratégias de ensino adotadas pela escola, é natural adequá-lo num primeiro momento. Entretanto, não há uma fórmula mágica para realizar essa adequação: a tarefa, de fato, exige tempo e dedicação dos envolvidos.

O currículo deve conter maneiras de se alcançar os conteúdos propostos na BNCC. A Base, apesar de apresentar, ao longo de sua extensão, as competências e habilidades a serem desenvolvidas em ambiente escolar, não expõe qual a forma de se realizar sua aplicação. Para não limitar a autonomia das instituições e engessar currículos, cada escola deve traçar qual a melhor forma de ligar a proposta da escola à BNCC.

Sendo assim, é necessário garantir que todos envolvidos na escola compreendam que a BNCC não é um currículo, mas sim uma ferramenta para auxiliar a elaboração curricular.

Não existe uma forma correta de organizar o currículo, mas há vários guias que podem colaborar com os sistemas, redes e unidades escolares a organizar o seu.


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