terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O fim dos professores?

Sim. E não. O avanço da tecnologia e das novas formas de ensino decretará o fim dos professores como conhecemos, mas abrirá espaço para uma nova era: a dos professores mentores.

O modelo de ensino passivo, presente em praticamente todas as escolas, está com os dias contados. O modelo de repetição, criado durante a Revolução Industrial, que forma pessoas em linha de produção para trabalharem nas fábricas, não se encaixa mais.

Grandes educadores e pesquisadores, no mundo todo, estão convencidos de que o “ensino por habilidades” é o que mais conecta o aluno com o que ele tem de melhor. E é isso o que propõem as EdTechs, empresas inovadoras focadas em revolucionar a educação introduzindo novas tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e outras.

Peter Drucker, educador e pesquisador austríaco, disse que “em 30 anos, o grande campus de universidade será uma relíquia. As universidades não irão sobreviver.” Isso porque o diploma universitário não tem sido requisito para contratação em diversas empresas como Google, Apple e Facebook.

Essas empresas contratam por habilidades!

Na era do “ensino por habilidades” os professores serão tão importantes quanto agora, mas seu papel será de conduzir os alunos através de trilhas individuais de aprendizagem. E tecnologias como Inteligência Artificial serão fundamentais nesse processo.

A “educação do século 21”, como diz Rui Fava, Vice-Presidente da Kroton, exige “menos ensino e mais aprendizagem”. E isso muda completamente a maneira como pensamos as escolas e universidades.

Se você olhar ao redor, vai perceber que mudamos a maneira como nos comunicamos, viajamos, assistimos a filmes, ouvimos música e lemos notícias e livros. Todos os setores mudaram, mas a educação não mudou. Continuamos com o mesmo modelo de 200 anos atrás.

E segundo Jonathan Bergmann, professor e criador do método de ensino Flipped Classroom (sala de aula invertida), “a educação tradicional está morta. Nós estamos vivendo na era em que as pessoas querem resolver problemas do mundo. Na era da criatividade.”

Há enormes oportunidades e grandes desafios a serem superados, mas a Educação precisa evoluir para um formato onde todos tenham a oportunidade de encontrar suas melhores versões e potencializar suas habilidades.

Um texto escrito por Junior Borneli — Fundador da StartSe

Nenhum comentário: