domingo, 25 de dezembro de 2016

Transformar professor analógico em digital só com capacitação

Professor analógico já não consegue atender as expectativas dos estudantes digitais.

Para ensinar o aluno de hoje é necessário muito mais do que dominar o conhecimento da sua disciplina. O que aprendemos nos bancos das universidades já não dar de conta das demandas exigidas pelos nossos estudantes.

Não queremos dizer que o professor analógico não tenha o que oferecer aos alunos dgitais, claro que tem. A experiência acumulada ao longo do tempo pode ajudar no início de um novo processo, mas para isso o professor precisa ter humildade para reconhecer suas limitações e que precisa continuar estudando.

Num cenário de altos índices de evasão escolar, reprovação e desmotivação generalizada dos alunos e funcionários da Escola Manoel de Barros, não consigo ver outra saída a não ser investir forte na capacitação da sua equipe pedagógica, professores e funcionários. Essa preocupação deveria ser da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto, mas como não se mexe nem numa crise grave que nossa educação vive, então faremos nossa parte. 

Como estratégia apresentaremos a todos um plano de capacitação online e na prática. Para os professores e equipe pedagógica proporemos os cursos oferecidos pelo Coursera. São cursos online, gratuito e de excelente qualidade, pois são oferecidos pelas melhores universidades do mundo.

Para início:

Um apoio para tornar os professores mais inovadores e eficazes. O curso ensina os professores a usarem os produtos Google para facilitar seu trabalho, seja nas atividades administrativas ou em dinâmicas de sala de aula. Realização: Google em parceria com Fundação Lemann e Foreducation.

Ensino híbrido é uma abordagem da educação que usa a tecnologia como aliada no ensino e aprendizado. Este curso, que foi criado a partir da experiência de professores brasileiros, apresenta formas de o educador aproveitar melhor seu tempo e entregar a cada aluno conteúdos personalizados. Além de explicar o conceito de ensino híbrido, ele propõe atividades práticas para implementá-lo no dia a dia da escola. O Ensino Híbrido pode ajudá-lo a usar ainda melhor a Khan Academy, Programaê! e produtos Google. Realização: Fundação Lemann e Instituto Península.

Gestão para a Aprendizagem: módulo Gestão Estratégica
O curso aborda uma nova concepção de gestão escolar focada na aprendizagem dos alunos e nas dimensões de trabalho do gestor visando o sucesso escolar, com foco na rede pública. O cerne do curso é o planejamento estratégico e os instrumentos práticos, tais como a caracterização da comunidade escolar, a avaliação de eficácia, a análise SWOT e o plano de ação.

Explorando os recursos educacionais da Khan Academy
Matemática simplificada. O curso apresenta a ferramenta gratuita Khan Academy através das perspectivas do tutor e do aluno, para que o professor domine todos os recursos disponíveis. Ele aborda diferentes etapas do uso da ferramenta: desde como começar a usar o site em aulas até como aproveitá-lo para otimizar o aprendizado. Realização: Fundação Lemann, Instituto Península, Ismart e Instituto Natura

Nenhum comentário: