O Canadá está entre os sete melhores sistemas educacionais mundo,
possui 34 milhões de habitantes, têm 3,2 hab./Km², 6,3 milhões de habitantes,
550 mil professores, 95% dos estudantes estão matriculados em escolas públicas
e 80% dos canadenses acima de 15 anos concluíram o ensino médio.
Não há elite, todos têm direito a mesma educação, ou seja, a
educação do pobre é igual a do rico. Quando um aluno chega numa escola ele é avaliado e depois é
feito um trabalho de recuperação para que o estudante atinja o nível de sua
turma, principalmente na língua predominante, pois eles acham que se um aluno
vai mal na língua com certeza estará mal nas demais disciplinas.
A carga horária diária dos alunos é de 6 horas. Há uma preocupação com o sistema educacional que todos os
alunos devem aprender, independente da classe social ou etnia. Antes os alunos se adaptavam o ritmo de ensino do professor,
agora os professores estão seguindo o modo dos alunos, tendo como base o que
eles sabem e podem fazer. Ou seja, o aluno é o centro do planejamento escolar. A escola tem a filosofia de que o aluno é mais importante
que a matéria, pois eles acham que conquistando o aluno é mais fácil motivá-los
a gostar da matéria. Muito cedo os alunos sabem o que querem seguir na vida
profissional.
O professor tem muita autonomia em sala de aula para
decidir o que ensinar. São respeitados e no mínimo tem
graduação, muitos com mestrado e doutorado ensinando alunos do ensino
fundamental. Ele fica 3/4 do tempo em sala de aula, o restante do tempo (1/4) é
para realizar outras atividades pedagógicas.
Os especialistas responsáveis pela capacitação dos
professores defendem a aprendizagem por projetos. Os alunos e professores são rotineiramente submetidos a
avaliações para medir o grau de aprendizagem e eficácia do processo de ensino e
como todo o sistema educacional está funcionando. Depois esses resultados são
socializados para os pais dos alunos.
As famílias são envolvidas com a escola. Antes os pais não
participavam das reuniões porque a escola realizava em horários que os pais não podiam está presente. Depois que a escola adaptou o horário ao dos pais estes passaram a
participar mais da escola.
Ao contrário das escolas da Coreia do Sul, as do Canadá
incentivam a criatividade dos alunos. Incentivam as experiências acumuladas
pelos alunos nas várias áreas como cultura, esporte, tecnologia, etc. A escola
apenas dão oportunidade para que seus estudantes desenvolvam as habilidades que
eles trazem para dento da escola. Se preocupa com uma educação completa e
na formação de cidadão globais que antecipam problemas e contribuem com
soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário