quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Melhores escolas do mundo segundo o PISA: Canadá


O Canadá está entre os sete melhores sistemas educacionais mundo, possui 34 milhões de habitantes, têm 3,2 hab./Km², 6,3 milhões de habitantes, 550 mil professores, 95% dos estudantes estão matriculados em escolas públicas e 80% dos canadenses acima de 15 anos concluíram o ensino médio.

Não há elite, todos têm direito a mesma educação, ou seja, a educação do pobre é igual a do rico. Quando um aluno chega numa escola ele é avaliado e depois é feito um trabalho de recuperação para que o estudante atinja o nível de sua turma, principalmente na língua predominante, pois eles acham que se um aluno vai mal na língua com certeza estará mal nas demais disciplinas.

A carga horária diária dos alunos é de 6 horas. Há uma preocupação com o sistema educacional que todos os alunos devem aprender, independente da classe social ou etnia. Antes os alunos se adaptavam o ritmo de ensino do professor, agora os professores estão seguindo o modo dos alunos, tendo como base o que eles sabem e podem fazer. Ou seja, o aluno é o centro do planejamento escolar. A escola tem a filosofia de que o aluno é mais importante que a matéria, pois eles acham que conquistando o aluno é mais fácil motivá-los a gostar da matéria. Muito cedo os alunos sabem o que querem seguir na vida profissional.

O professor tem muita autonomia em sala de aula para decidir o que ensinar. São respeitados e no mínimo tem graduação, muitos com mestrado e doutorado ensinando alunos do ensino fundamental. Ele fica 3/4 do tempo em sala de aula, o restante do tempo (1/4) é para realizar outras atividades pedagógicas.

Os especialistas responsáveis pela capacitação dos professores defendem a aprendizagem por projetos. Os alunos e professores são rotineiramente submetidos a avaliações para medir o grau de aprendizagem e eficácia do processo de ensino e como todo o sistema educacional está funcionando. Depois esses resultados são socializados para os pais dos alunos.

As famílias são envolvidas com a escola. Antes os pais não participavam das reuniões porque a escola realizava em horários que os pais não podiam está presente. Depois que a escola adaptou o horário ao dos pais estes passaram a participar mais da escola.

Ao contrário das escolas da Coreia do Sul, as do Canadá incentivam a criatividade dos alunos. Incentivam as experiências acumuladas pelos alunos nas várias áreas como cultura, esporte, tecnologia, etc. A escola apenas dão oportunidade para que seus estudantes desenvolvam as habilidades que eles trazem para dento da escola. Se preocupa com uma educação completa e na formação de cidadão globais que antecipam problemas e contribuem com soluções.

Nenhum comentário: