A Finlândia está entre os três melhores sistemas
educacionais do mundo nas disciplinas de matemática, ciências e linguagem,
segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA. O país
possui 5,3 milhões de habitantes, 15 hab./km², 680 mil estudantes, 120 mil professores,
99,7% dos estudantes completaram os 9 anos de escolarização obrigatória, 98$
dos estudantes estudam em escola pública.
O que é o programa:
O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) é
um projeto comparativo de avaliação, desenvolvido pela OCDE (Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico), destinado à avaliação de estudantes de
15 (quinze) anos de idade, fase em que, na maioria dos países, os jovens
terminaram ou estão terminando a escolaridade mínima obrigatória. Um traço
característico do PISA é sua vocação integradora, já que se baseia na
colaboração dos países participantes e é dirigido de maneira conjunta a partir
de interesses comuns.
As avaliações do PISA abrangem os domínios de Leitura,
Matemática e Ciências, numa apreciação ampla dos conhecimentos, habilidades e
competências inseridos em diversos contextos sociais, sendo aplicada a cada
três anos.
Objetivo:
Avaliar aptidões ou competências comparáveis
internacionalmente; produzir, em todos os países envolvidos, indicadores de
desempenho estudantil voltados para as políticas educacionais, fornecendo
orientação, incentivo e instrumentos para melhorar a efetividade da educação,
além de possibilitar a comparação internacional.
Professores da Finlândia não são bem pagos proporcionalmente
à qualidade do ensino, no entanto, continuam na profissão pela estabilidade e
valorização pela população. Lá profissão de professor tem certo glamour.
Os candidatos a professor têm excelentes notas na sua vida
estudantil. É mais difícil entrar numa faculdade para ser professor do que
ser médico. Um dos motivos para isso é por que muita gente, inclusive alunos,
quer ser professor, logo a concorrência é muito grande para ingressar na
profissão.
A maioria dos professor na Finlândia tem mestrado. Na
formação de professor de escola primária as principais disciplinas do curso são
Educação e Psicologia da Educação. As duas têm a preocupação de adquirir
habilidades de ensinar os jovens Finlandeses nos dias atuais. Na formação
do professor o conhecimento da disciplina não é o suficiente, deve está
combinada com a prática pedagógica.
Os professores têm toda liberdade de escolher o que ensinar
seus alunos. Não há controle, pois o sistema de ensino confia nos professores e
suas capacidades. Essa confiança deve-se a sua excelente formação acadêmica. A
municipalidade estabelece as diretrizes gerais do ensino, mas a escola tem toda
liberdade de adaptá-la de acordo com suas necessidades.
Todos os profissionais da educação, inclusive diretores, são
filiados ao sindicato. Esta não se preocupa somente com melhorias de salários,
mas também com o desenvolvimento da profissão.
Qualquer professor pode ser diretor de escola, mas terá
antes que fazer estudos complementares. A identidade do professor é muito mais
de um líder pedagógico. Os professores de apoio (lecionam para alunos com
necessidades especiais) têm mais dois anos de estudos além dos conhecimentos já
adquiridos em sala de aula.
Apesar da formação inicial dos professores ser muito boa, a
Finlândia dá pouco atenção à formação continuada. Apesar do sucesso
educacional, os governos vêm a cada ano reduzindo os investimentos na educação.
Informações: Canal Futura
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