segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gestão Escolar prioriza minoria

A Escola Manoel de Barros possui uma sala de multimídia com sistema de ar condicionado, dois televisores com DVD Player e microsystem. Ela foi pensada para ministrar aulas com uso da audiovisual. Uma sala para atender uma escola com mais de 2000 alunos já é complicado e para piorar a Secretaria Municipal de Educação resolveu ocupá-la três dias da semana com alunos de reforço. Outra, mais uma sala que deveria está instalados os computadores recebidos do governo federal continuam dentro das caixas porque, também, foi ocupada por aproximadamente 06 alunos de reforço escolar.

Segundo informações da própria secretaria, foram matriculados 20 alunos, mas as vezes que pude visitar a sala não passa de 06. Não queremos tirar o direito desses alunos aprenderem, mas também não é justo que 12 alunos tire o direito de 2000 alunos serem beneficiados com a sala de multimídia e computadores novos.

Não concordando com essa situação procurei o diretor da escola e ele me falou que não podia fazer nada, pois era uma determinação da Secretaria Municipal de Educação. Não satisfeito com a resposta procurei a professora e sugeri a troca de salas quando fosse preciso e ela me falou que por ela tudo bem, mas iria conversar com a coordenadora do programa que não aceitou a proposta. Ainda indignado com a situação procurei a coordenadora e ela me falou que era ordem do secretário de educação. Busquei falar com o mesmo, mas infelizmente não estava em seu gabinete naquele momento.

Quando esta decisão foi tomada o Conselho Escolar não foi consultado e muito menos os professores. É dessa forma que as coisas são conduzidas, atropelando a tudo e a todos sem medir as consequências das atitudes para os alunos e o trabalho dos professores.

Outra que me deixa inconformado é que o único Data Show da escola está no prego desde o meio do ano e até o momento não foi consertado, apesar da escola ter em caixa quase R$ 20 mil.

Apesar de ser mal remunerado e pouco valorizados, alguns poucos professores tentam fazer seu papel, mas não encontra apoio dos que tem por obrigação oferecer as condições mínimas necessárias.

Nenhum comentário: