sábado, 18 de setembro de 2010

RN cria programa de redução do analfabytismo funcional entre professores

Na última sexta-feira (17/09/2010), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC), entregou 10.200 computadores (notebooks) para educadores das escolas estaduais que estão atuando em sala de aula, a entrega ocorreu simultaneamente em todas as 16 Diretorias Regionais de Educação (DIREDs) do Rio Grande do Norte. O investimento do Governo do Estado para realizá-lo é de R$ 12.811.200,00.

A iniciativa é louvável, muito embora esses computadores só foram entregues depois de mais de 03 anos de promessa. Será por quê? O programa é importante para reduzir o analfabytismo, que ainda é grande entre os professores da rede pública de ensino. Como sempre, o governo deixou de investir naqueles que irão usar as tão desejadas máquinas, o professor. Se essa capacitação não for feita corre o risco dos objetivos do programa não serem atingidos. Digo isso porque maioria das escolas do estado e municípios dispõe de computadores financiados pelo Proinfo e estão sendo subutilizados porque os professores não sabem usá-los.

Falando em computadores lembrei-me do Manoel de Barros
Antes do recesso escolar do Manoel e Barros, meados de junho, houve uma promessa de que os computadores entregues pelo programa Proinfo seriam todos instalados numa nova sala a ser reformada pela Secretaria Municipal de Educação, mas até agora os computadores continuam dentro de suas caixas. Depois disso outros computadores chegaram e foram parar no almoxarifado da escola. Como sempre, o governo federal faz sua parte, a mais onerosa, e os municípios não cumprem a sua, a menos onerosa.

A próxima semana vou propor ao Presidente do Conselho Escolar uma reunião para intervir nessa situação, que no meu modo de ver é absurda, pois temos milhares de alunos que poderiam está tendo acesso aos computadores. Outra, no início do ano foi iniciado um curso de informática para os alunos da escola, mas segundo informação a empresa desistiu de oferecer o serviço porque não estava recebendo.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.