quarta-feira, 31 de março de 2010

Violência da rua invade escola

Brigas entre rapazes e meninas têm sido uma constante na escola Manoel de Barros. Só esta semana presenciei duas brigas, uma entre dois meninos e a outra entre duas meninas. Ao apartar a primeira briga sofri um soco de um dos brigões. Com relação a briga das meninas, tivemos sorte que aconteceu fora da escola e a polícia estava próximo ao local. Ao chegar a polícia encontro as duas agarradas no chão e teve dificuldade de separá-las. Durante o diálogo com os policiais as meninas cometeram desacato a autoridade.


Sou testemunha das inúmeras tentativas do diretor Ivanaldo diminuir a violência na escola, mas não está conseguindo. Ele já percebe que sozinho não conseguirá resolver o problema e já pensa reunir a comunidade escolar na buscar de soluções urgentes. Em função da complexidade da escola o Secretário de Educação propôs no Plano de Carreira do Magistério Público Municipal a nomeação de três diretores adjuntos (um por turno) e um geral. Até o momento foram nomeados somente Ivanaldo e Ana Martins. Tenho absoluta certeza que o desejo de Marcos Antonio é nomear os outros dois diretores adjuntos, mas o prefeito entende educação como gastos e não como investimento.


O que era para ser um local seguro não é hoje muito diferente do que se encontra nas ruas. A mais recente pesquisa coordenada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) sobre a realidade escolar, mostra que estudantes e professores hoje já vêem a escola pública como um local para se tomar cuidado. Outra pesquisa realizada em 2007 por um grupo de professores da própria escola revelou que 56% dos alunos consideraram a indisciplina dos colegas como principal problema da escola.


Se não houver um trabalho de parceria com os pais de alunos, Conselho Tutelar e Ministério Público, dificilmente avançaremos na resolução do problema que vem se agravando de forma muito rápida. Hoje as vítimas são os próprios alunos, amanhã serão os professores e funcionários da escola.


3 comentários:

Anônimo disse...

ivanaldo não pode ser diretor não pois é atingido pelo nepotismo do Supremo tribunal federal já está nas maos do ministerio publico a lista dos cargos que serao demitidos em barauna. ou demite ou perde o mandato.

Anônimo disse...

existe uma lista do nepotismo de BARAÚNA já está nas maos do ministerio publico do trabalhoe e do promotor de barauna e estão entrando com ação popular a lista dos cargos que serao demitidos em barauna é enorme. tem muita gente que não vai a junho e tem que entregar o cargo. parentes de vereadores, de secretarios, de outros cargos comissionados, etc. ou o prefeito demite ou perde o mandato. ESSAS LEGALIDADES DO PREFEITO SÃO DUVIDOSAS. são as primeiras demissões, depois virão outras por força da LEI.

Anônimo disse...

Os professores já estão sendo vitimas também, recentemente uma prof foi assassinada pelo ex-aluno, um absurdo!