Em conversa com Marcos Antonio, Secretário Municipal de Educação, ele me falou que no ano de 2009 o índice de reprovação das escolas Maria Barros Feitosa e Amauri Ribeiro tiveram uma redução significativa, já na escola Manoel de Barros estes índices pioraram. Isso não era novidade para ninguém que trabalha na escola.
Durante a semana pedagógica propomos à direção da escola a formação de turmas de alunos de acordo com o nível de aprendizagem e interesse, no entanto, esta proposta não foi aceita pela direção e Secretaria Municipal de Educação alegando que a ideia de separar alunos aplicando os dois critérios estariam praticando exclusão. Um texto publicado por este blog defende a proposta.
Depois de duas semanas de aulas resolveram adotar nossa proposta. Esta semana será realizada uma avaliação com os alunos dos sextos anos do turno vespertino. Os que apresentarem grandes dificuldades de aprendizagem, principalmente, em Matemática e Língua Portuguesa, serão submetidos a uma prova e de acordo com o nível o aluno fará parte de duas turmas de alfabetização. Na medida em que o aluno for evoluindo ele será integrado novamente ao sétimo ano.
Outra ação que merece nossos aplausos é o resgate do Conselho Escolar tão defendido por Marcos Antonio. Este espaço de discussão e construção de propostas para melhoria da nossa educação é importante à medida que muitos assessores do secretário não se utilizam da liberdade que têm para discutir a nível do cargo que ele exerce, contrário dos conselheiros que têm toda liberdade para discordar e propor.
Essa medida é paliativa. É preciso resolver o problema na base, ou seja, nas séries iniciais, principalmente da zona rural, origem da maioria dos alunos do turno vespertino da escola.
Assim deve caminhar a educação de Baraúna!!!
Um comentário:
Caro amigo, o nosso desejo é construir uma proposta pedagógica para a escola com todos os seus seguimentos, sem alardes com a consciência de que não vamos solucionar todos os problemas que se arrastam ao longo dos anos. Quando todos nós estivermos empenhados num mesmo propósito haveremos de promover o resgate da educação do nosso município. Temos a humildade de rever os nossos posicionamentos e abraçar uma causa ou ideia que nos pareça capaz de, sendo praticada, solucionar os graves problemas da instituição. Vale lembrar que o que esta sendo posto em prática é bem diferente do que foi proposto na semana pedagógica.
Deus te abençoe.
Postar um comentário