quarta-feira, 17 de março de 2010

Professores de Baraúna aprovam proposta de reajuste do salário base

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (17/03/2010) os professores aprovaram e estarão entregando na próxima sexta-feira ao Secretário de Educação a proposta de reajuste do salário base para 15%, a ser reajustado ainda este mês com efeito retroativo a 01 de janeiro. O percentual aprovado teve como base a portaria publicada pelo Ministério da Educação, o aumento nos repasses do Fundeb para o município na ordem de 26% no período de janeiro e fevereiro de 2009 e 2010 e a diferença entre o valor efetivo do Fundeb por aluno ao ano praticado em 2008 (R$ 1.132,34) e o de 2009 (R$ 1.221,34). A diferença apurada é de 7,86%.

Na oportunidade foram aprovados, também, os representantes dos professores e do Sindserb para comporem a Comissão de Gestão do Plano e elaboração de uma cartilha com o Plano de Carreira de Baraúna e Leis do Fundeb e Piso Nacional para Professores.

Depois de sua aprovação, muitos professores têm reclamado dos prejuízos que o Plano vem provocando na classe. Concordo, mas na hora da elaboração, apresentação, negociação e aprovação na Câmara de Vereadores poucos foram os que se preocuparam e participaram ativamente. Publicitamos a proposta neste blog para recolher sugestões por mais de 30 dias e não recebemos nenhuma mensagem. Se não fosse a luta de poucos o Plano aprovado poderia ter ficado pior do que está. Que sirva de lição para todos.

A ausência da maioria dos professores no processo foi provocado pelas horas adicionais que muitos ainda possuem e a ingenuidade de que prefeito e secretário de educação, de qualquer que seja o município, mesmo sendo professores, defenda interesse de professor. Cada um deve colocar-se no seu devido lugar e defender seus interesses. A melhoria da nossa remuneração e condições de trabalho só acontecerão com muita pressão política, caso contrário continuaremos só na vontade.

Um fato que já prevíamos na assembleia foi a presença de alguns professores pouco participativos em reuniões anteriores. Isso já é um reflexo da validação do concurso público. Sejam bem vindos à luta.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação defende um reajuste maior que estamos reivindicando. Veja defesa da proposta no Portal da CNTE.

Um comentário:

Marcos José disse...

Essa questão do FUNDEB não é privilégio de nenhum municipio ou estado.
Estamos assistindo os postulantes aos cargos majoritários defenderem como prioridades educação, saúde e segurança. Tudo é um caos.
Basta ver o que o Governo de Pernambuco fez com nossos professores. Teve professor que chegou a ter diminuição de salários.O que é VERDADEIRAMENTE ABSURDO.
O que fazer se o próprio MP se omite da discussão.