terça-feira, 30 de março de 2010

Os fins justificam os meios?

Um fato vem provocando descontentamento nos professores da escola Manoel de Barros desde o ano de 2009 - a passagem automática para séries superiores de alunos que foram reprovados em uma, duas e até três disciplinas por décimos de pontos. Há casos de professores que foram consultados e solicitados a fazerem uma nova avaliação como forma de ajudar os alunos reprovados, mas outros foram promovidos para séries superiores sem a aplicação de outra avaliação nem autorização dos professores.

Não há Lei, portaria ou qualquer outro normativo que sustente o que vem sendo feito nestes dois anos na escola. Essa ação é no mínimo equivocada para não dizer desastrosa. Quem comete este equívoco provavelmente está se baseando na aprovação do Conselho Escolar, mas como já falei não há Lei que resguarde esta decisão. Ninguém, além do professor tem autoridade para modificar resultado de aluno, a não ser com seu consentimento. Parece-me que o Conselho Escolar está sendo usado para validar o erro.

A justificativa apresentada para executar a ação engenhosa é que muitos professores reprovaram alunos por décimos e isso aumentou o índice de reprovação e consequentemente implicará negativamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. É dessa forma que pretendem melhorar a péssima educação de Baraúna? Onde fica a responsabilidade dos demais profissionais, pais de alunos e Secretaria de Educação? Como sempre o único culpado e cobrado pelos péssimos resultados da educação de Baraúna continua sendo os professores que apenas cumprem normas de avaliação.

Outra estratégia praticada e prejudicial à nossa educação é o registro de alunos evadidos como transferidos no Censo Escolar. Somos sabedores o quanto os atuais índices poderão refletir na diminuição das receitas da educação do município, no entanto, estas medidas não resolvem nosso problema, apenas mascara a incompetência de tirar nossa educação do buraco da vergonha e diminuir responsabilidades de quem tem o dever de resolver o problema pelos meios corretos.

Além do erro cometido, este poderá trazer implicações desastrosas como: a) comprometimento da autoridade do professor; b) desvalorização do trabalho de uma equipe de profissionais comprometidos com a melhoria do ensino; c) desmotivação dos alunos para estudar; d) maior acomodação dos pais; e) transformação da escola numa fábrica de incompetentes e futuros delinquentes.

Assim caminha a educação de Baraúna!!!

3 comentários:

Silvana disse...

Olá pessoal!
Isso é uma vergonha, ao invés de contribuir com a melhoria da educação baraunense esse tipo de procedimento acaba por piorar os índices de educação de nosso município. Que autoridade tem o professor em sala de aula, com esse tipo de medida? Que recursos serão adotados para ajudá-lo em sala de aula?
É preciso que se realize nas escolas gincanas de conhecimento, incentivos por meio de premiações, como também apoio pedagógico direto aos professores em sala de aula, como também apoio moral...
Com esse tipo de medida a bola de neve vai aumentando e aumentando e quando explodir, o estrago será grande, e por favor não culpem exclusivamente os professores.
Estou horrorisada...
Até mais!

Anônimo disse...

Isso é crime. O que esses professores estão esperando para denunciar esse descaso com a educação de Baraúna?

Unknown disse...

É amigo Reginaldo o pior é que alguns professores acham essa prática legal, e exigem ela seja empregada com seus próprios filhos.Que decepção alguns colegas pensarem assim.