A falta do hábito da leitura é um problema grave dos brasileiros. Isso é um sintoma da escola que ao invés de incentivar a leitura, tortura os alunos com obras indescritíveis até para os professores. Escolas de São Paulo tem incluído nos acervos das bibliotecas públicas e das escolas livros considerados Best-seller juvenis como Harry Potter e Crepúsculo.
Assista o vídeo A Menina que Odiava Livros e veja que a melhor fórmula de incentivo à leitura é colocar os livros ao alcance das pessoas. Nesse caso a biblioteca da escola tem papel fundamental. A biblioteca é o coração da escola, muito embora este espaço seja o mais desprezado pela maioria das direções de escolas. No caso da Escola Manoel de Barros, fizeram uma reforma e a biblioteca, digo depósito de livros, está funcionando numa sala improvisada porque o espaço da biblioteca não foi concluída.
Camilo Comide, do site Educar para Crescer, sugere algumas ações para valorizar a biblioteca e estimular o prazer da leitura:
- Levar a biblioteca até a população
- Tornar o espaço agradável
- Facilitar o contato com os livros
- Valorizar, cuidar e investir no acervo
- Transforma a biblioteca num lugar para as crianças
- Oferecer uma programação diversificada
- Adequar o horário à necessidade do público
- Envolver a comunidade na criação e manutenção
- Investir na divulgação
- Usar diferentes abordagens para estimular a leitura
- Trabalhar as bibliotecas escolares
Além de um espaço que estimule à leitura, é necessário investir num acervo com livros que desperte o interesse dos nossos alunos. Nesse caso sugerimos alguns livros considerados Best-sellers pelas crianças e adolescentes. Entre os mais lidos por eles, temos:
Harry Potter
O bruxinho-heroi protagoniza uma série de sete livros da autora J.K. Rowling. O enredo enfoca seus amigos e experiências na escola de magia Hougwarts. Além de temas como amizade, confiança e honra a série aborda a eterna luta entre o bem e o mal. É um fenômeno no mundo todo.
Crepúsculo
Uma série de quatro livros criada pela norte-americana Stephenie Myer. Fenômeno deste último ano, a história de amor entre uma menina e um vampiro eternamente adolescente mexeu com a fantasia romântica de 25 milhões de adolescentes de todo o mundo, sobre tudo meninas, que não resistem a perfeição calculada de Edward, para da corajosa humana Bella.
Gossip Girl
Uma série de 12 livros criada pela norte-americana Cecily von Ziegesar, que virou também série de TV. Tem como personagens principais duas adolescentes ricas de Nova York. Enfoca intrigas, sexualidade, uso de drogas, amor, amizade e homossexualidade, além dos hábitos dos jovens milionários, como frequêntar restaurantes caros e grifes. Na história, "Gossip Girl" é a autora de um site de fofocas que revela indiscrições sobre os colegas.
O Querido Diário Otário
Série de oito livros do autor norte-americano Jim Benton. Voltado para o público infantil (de 7 a 10 anos), tem na personagem Jamie e nas confusões criadas por ela a matéria-prima do seu humor fácil e inocente. Jamie escreve em seu diário planos mirabolantes que envolve sua inimiga número 1, a Angelina, e seu paquera, o Lucas.
O Diário da Princesa
Uma série de 10 livros do norte-americano Meg Cabot que contam a história de Mia Thermopolis, uma menina que se descobre princesa de Genóvia, um pequeno país desconhecido, de uma hora para outra. Ela tem, então, de aprender a ser princesa e fazer as concessões que o posto lhe impõe. A Disney já produziu dois filmes com base na série.
O Pequeno Príncipe
Expõe muitos valores louváveis. O livro pode ser visto como um apelo à ingenuidade, à pureza, ao bem, e estamos numa época que se ressente disso. Pode funcionar como um resgate de um lado mais aberto às relações e a amizade.
Coração de Tinta
Escrito pela alemã Cornelia Funk, possui 59 capítulos e é ricamente ilustrado, o que desperta a atração das crianças, jovens e de seus pais. Na aventura, Maggie, uma menina culta e corajosa tem de enfrentar personagens de livros transformados em realidade para salvar o seu pai. A história virou filme em 2008.
Muitas atividades podem ser desenvolvidas com as histórias contadas por estes livros. O professor pode criar espaços de discussões de temas transversais, previstos nos PCNs, como ética, consumo, educação sexual, uso de drogas, etc.
Sugerimos, também, assistir o filme Sociedade dos Poetas Mortos. A história do filme acontece no final dos anos 50. O ex-aluno (Robin Williams) de uma conservadora escola preparatória se torna o novo professor de literatura da instituição. Entretanto, os métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos criam um choque com a ortodoxa direção do colégio.
Esses livros são Best-sellers porque contam histórias que estimulam a fantasia dos nossos adolescentes. O educador Cláudio de Moura Castro, colunista da Revista Veja, diz que Ler é contar histórias. Se perguntarmos a um adulto, que livro ficou na sua memória quando criança, a maioria dirá que foram os que estimularam sua fantasia, incluindo os Gibis.
Insistir que os alunos leiam, inicialmente, os clássicos e exigir compreensão dos textos lidos através de trabalhos escritos, continuará afastando as crianças e adolescentes dos livros. Repito: a mais eficiente forma de incentivo à leitura é aproximar os livros dos jovens leitores sem nenhuma exigência.
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