Que a nossa educação é a pior do Brasil, todos sabem. Que atividade esportiva na escola contribui na diminuição da repetência escolar, todos sabem. Mas, o que temos visto na escola Manoel de Barros é total desarticulação da equipe de professores de Educação Física com os propósitos de uma educação inclusiva pelo esporte.
Por falta de metas claras para a equipe de professores, estes estão totalmente deslocados da escola. Assim, na maioria das vezes, se eximem de atuar nas atividades que envolvem o processo de Educação Escolar. A maioria deles se posiciona à parte do processo de formação escolar e pior, a direção da escola os considera assim e acham isso normal. A comprovação é que não assinam livro de ponto como os demais.
Diante do desafio de reconstruir o papel da disciplina na escola e contribuir ativamente com o projeto mais amplo da Educação Escolar, a atuação do professor de Educação Física abarca grande responsabilidade, pois sua prática pedagógica deve ser coerente com os objetivos da escola, que giram em torno da aprendizagem relevante dos alunos nos seus mais variados campos de saberes do conhecimento. Porém, é importante destacar que o professor ao se comprometer com o seu trabalho na perspectiva de promover um ensino significativo para seus alunos, também está contribuindo com a sua formação.
É necessário o seu envolvimento com o todo da escola. Além disso, precisa se fazer presente e participando ativamente na tomada de decisões da escola para se atingir as metas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico.
A participação ativa de todos os membros do processo formativo é uma característica de um modelo de Gestão Democrática. Modelo este que, não vem sendo desenvolvido na prática cotidiana na maioria das nossas escolas.
Dos raros eventos realizados pelo Manoel de Barros, um dos poucos que consegue motivar os alunos é o esportivo, principalmente competitivo. Contudo, este poder de mobilização não está sendo bem direcionado, ao passo que os professores das outras disciplinas têm que padecerem sozinhos na obrigação de fazerem milagres pelos outros.
Na comemoração do dia do estudante o que vimos foi grupos de meninos tentando jogar futsal e outro grupo de meninas brincando de queimado. Ao ver aquelas meninas brincando de queimado, habilidade adquirida na infância, ficou a impressão que pouco está sendo feito pelo esporte na escola. Para uma equipe de 05 professores se espera algo mais. É inadmissível que uma escola com mais de 2000 alunos não tenha, pelo menos, uma equipe competitiva que represente nossa escola.
Faz muito tempo que venho criticando as direções da escola pela má condução da equipe de professores quanto a falta de um planejamento e integração de suas atividades com a escola. O que temos é um grupo de pessoas que não visitam a escola, com exceção de um deles que faz um trabalho isolado e por causa disso com resultados abaixo do esperado.
Apesar da equipe está dividida por modalidade (futsal, handebol, atletismo e voleibol), não temos nenhuma equipe competitiva das referidas modalidades. Os recursos são escassos, mas o pouco que temos na escola é suficiente para se desenvolver um trabalho mais expressivo.
Diante de tudo isso, quem tem menos culpa são os professores. Peca mais a Secretaria de Educação e a direção da escola que não têm a mesma exigência e direcionamento como tem com os demais professores. Na pior das hipóteses, a escola deveria realizar, pelo menos, um campeonato por bimestre. Depois ficam buscando motivos pelo alto índice de evasão escolas e péssimo desempenho dos alunos.
Enquanto os demais professores são observados por quatro "Coordenadores Pedagógicos" por turno, os nomes da equipe de esporte não constam no livro de ponto.
13 comentários:
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESPORTO CODESP
PONTUAÇAO E CLASSIFICAÇAO DAS ESCOLAS NO ATLETISMO
MIRIM MASCULINO
ESCOLA PONTOS CLASSIFICAÇAO
VINGT VOSADO 244 1ª LUGAR
MANOEL DE BARROS 121 2ª LUGAR
ANTONIO DE MEDEIROS 107 3ª LUGAR
FREITAS NOBRE 50 4ª LUGAR
COLEGIO IDEAL 35 5ª LUGAR
MARIA STELLA 34 6ª LUGAR
MIRIM FEMININO
ESCOLA PONTOS CLASSIFICAÇAO
MANOEL DE BARROS 101 1ª LUGAR
VINGT ROSADO 52 2ª LUGAR
COLEGIO IDEAL 35 3ª LUGAR
MARIA STELLA 20 4ª LUGAR
INFANTIL MASCULINO
ESCOLA PONTOS CLASSIFICAÇAO
VINGT ROSADO 172 1ª LUGAR
MARIA GORETE 133 2ª LUGAR
ANTONIO DE MEDEIROS 129 3ª LUGAR
CALAZANS FREIRE 114 4ª LUGAR
MANOEL DE BARROS 57 5ª LUGAR
FREITAS NOBRE 55 6ª LUGAR
ALFREDO SIMONETTI 35 7ª LUGAR
MARIA STELLA 28 8ª LUGAR
CEIPEV 15 9ª LUGAR
COLEGIO IDEAL 12 10ª LUGAR
MANOEL JOAO 11 11ª LUGAR
INFANTIL FEMININO
ESCOLA PONTOS CLASSIFICAÇAO
MANOEL DE BARROS 96 1ª LUGAR
FREITAS NOBRE 40 2ª LUGAR
ANTONIO DE MEDEIROS 35 3ª LUGAR
VINGT ROSADO 30 4ª LUGAR
COLEGIO IDEAL 10 5ª LUGAR
Caro professor, concordo em parte com o senhor, a educação do nossa escola é precária, porém este "honroso" titulo não cabe na responsabilidade dos profissionais de educação física, visto que,não fomos avaliados para tal.A culpa maior cabe a secretaria, prefeitura e aos professores CONVENCIONAIS. E bem verdades que nossos alunos não sabem efetuar as operações básicas da matemática, não sabem escrever, redigir e falam pessimamente. Desconhecem os conteúdos de Historia, Geografia e Ciências, além de tudo, são mal- educados e apresentam um comportamento e inapropriado para uma sociedade digna e educada.
Pois é "professor", que adianta estar na escola todo dia e assinar todos os pontos, inclusive os que não deviam ter o a “acompanhamento das temíveis "coordenadoras", terem objetivos e metas "bem definidos", se todo o resultado é considerado PIFIO pelos órgãos da educação federal? A culpa, "caro", com toda certeza não é do Profissional de Educação Física; com certeza é desses pseudo "profissionais" que todo dia está na Escola, não ensinando, mais fazendo de conta que está.
Outro detalhe "professor", no seu inoportuno relato o senhor menciona que a Escola possui modalidades esportivas e que não possui nenhuma equipe competitiva. Tudo bem, o senhor está completamente equivocado neste sentido. Nos últimos anos em que participamos dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte-JERN'S na modalidade de atletismo, sempre fomos campeões em todas elas; e tem mais que o "senhor'não sabe, no universo de 180 escolas da região oeste, incluído escolas da rede pública e privada da região, por causa do Atletismo, isto é, do nosso trabalho, fomos classificados em nono(9)lugar, entendeu?. Sim, na última edição dos JERN'S, agora em agosto/2009, também participamos em Mossoró e fomos vencedores em duas categorias(mirim feminino e infantil feminino), e a categoria mirim masculino, obteve a segunda classificação. Isto prova que o senhor está totalmente desinformado quanto ao assunto por você abordado.
Outro assunto que faço questão de esclarecer aos incautos sobre a minha atuação profissional: além das atividades de Educação Física da escola, ministradas nas segunda, quinta e sábado, sou responsável pelo um GRUPO DE DANÇA (dança moderna), de um grupo de DANÇA FOLCLORICA (caboclinho e pastoril) e de duas QUADRILHAS JUNINAS. Isto sem a ajuda da Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, muito menos a Escola. Saliento que em todas essas atividades, que são também educativas, participam alunos da Escola Manoel de Barros, e que com dedicação e obstinação assumo todos os encargos (que são muitos) para beneficiar, não só os alunos mais também esta sociedade injusta e infame que é a nossa. Por fim "professor", para não causar mais conflitos, que sejamos éticos, pois é primordial na nossa ação de educar, e também sejamos respeitados e não odiados, por nossos colegas e alunos , que façamos algo de bom para o futuro próximo.
skip to main | skip to sidebar
BARAÚNA EM DIA
O blog do Jornalista EDSON BARBOSA - DRT Nº 1.200 JP/RN
Segunda-feira, 22 de Junho de 2009
Quadrilha Show
ESTELA DÁ UM BANHO DE CULTURA COM SUA QUADRILHA
Um orgulho pra todos nós a quadrilha Pega Fogo que é comandada há 13 anos pela professora Estela Queiroz e seu esposo Pádua. Sem apoio os dois tentam a todo custo mostrar sua raça e valor cultural que pode ser revelado quando se tem determinação e visão. O investimento do casal repercuti nos quatro cantos da cidade que viu toda a moçada bonita desfilar no evento junino encerrado ontem em Baraúna. E não pára por ai, em Mossoró, no ceará a quadrilha percorre e dá um show de apresentação. PARABÉNS!
Postado por EDSON BARBOSA às Segunda-feira, Junho 22, 2009
CLASSIFICAÇÃO FINAL - REGIONAL DE MOSSORÓ 2009
POSIÇÃO ESCOLA PONTOS
1º COLÉGIO DIOCESANO - MOSSORÓ 137
2º COLÉGIO MATER CHRISTER 80
3º DANTAS MONTEIRO 72
4º GEO 66
5º PADRÃO 65
6º CPP 63
7º DARWIN-MSS 61
8º RUI BARBOSA - TIBAU 57
9º IFRN MOSSORO 54
10º EE DIRAN RAMOS DO AMARAL 52
11º JOAQUIM F MOURA-MOS 50
12º ABEL COELHO - MOSSORÓ 47
13º MENINO DEUS-MOSSORO 40
14º EE J.V.R. M 37
15º E.M M. BARROS- BARAÚNA 37
16º DES. SILVERIO SOARES - AB 32
17º COLÉGIO DOM BOSCO - MOSSORÓ 29
18º EE GOV DIX SEPT ROSADO 29
19º EE A. RAMALHO 29
20º PROF. JOSÉ NOGUEIRA - MOS 29
21º EE MONS. RAIMUNDO GURGEL 27
22º CEV - MSS 27
23º EE CENTENARIO 26
24º CSCM 26
25º JOSÉ CALAZANS - UPANEMA 24
26º EE JOSE DE ANCHIETA 21
27º MARIA GORETE - UPANEMA 21
28º SEMENTES 21
29º CE INTEGRADA ELISEU VIANA - MO 20
30º J ROSADO-MSS 19
31º E.E J M VASCONCELOS 18
32º EE GILBERTO ROLA 18
33º EM RNCOUTO 16
34º CON. ISMAR F. QUEIROZ -AB 16
35º SIND. ANTÔNIO INÁCIO 16
36º PALAS ATENA 16
37º SANTO EXPEDITO - A. BRANC 15
38º CEAMO 15
39º EE F.A.MEDEIROS 15
40º EM A. FAGUNDES 15
41º EE MOREIRA DIAS 14
42º EM ALCIDES MANOEL 14
43º EE FREITAS NOBRE 14
44º COLÉGIO REI EMANUEL 13
45º ALFREDO SIMONETTI 13
46º TERTULIANO AYRES DIAS 13
47º J. BENJAMIM - MSS 11
48º DOM JOÃO COSTA 11
49º EE HERMOGENES 10
50º EE LAVOISIER MAIA 10
51º MARIA STELLA PINHEIRO - M 10
52º D. FILHO - MSS 09
53º COLEGIO IDEAL 09
54º EE BRITO GUERRA 08
55º ENSN 08
56º COLEGIO JOSE MOREIRA DA COSTA 07
57º JUSTINIANO DE MELO - MSS 05
58º EM QUEIROZ PORTO 05
59º ALVORADA 05
60º EE SANTO ANTONIO 04
61º EM GENILDO MIRANDA 03
62º JOAQUIM BORGES - MOS 03
63º EE PRESIDENTE KENNEDY 03
64º CMAC 03
65º JOAO DE ABREU 03
66º DAGMAR SABINO 02
67º CEL SOLON- GROSSOS 01
68º CRISTO REDENTOR 01
Em primeiro lugar conhecendo a "professora" Estela ou seria melhor chama-la de carrasca Estela? poís sabemos que a cara "professora" jamais saberia escrever esse texto com tanta convicção,porém mentir ela sabe,quando diz que faz suas quadrilhas sem ajuda,pois sabemos que a senhora tem sim ajuda da prefeitura em dinheiro e etc...,tem transporte e os alunos que na maioria não são mais alunos do município também tem despesas grandes,além de todo mérito ser deles e não da senhora que só sabe gritar e tratá-los como seus empregados.Além de tudo isso usa o nome de (Mara) que nunca acessou um blog para fazer comentário para protegê-la,pois quem te defende é pq com certeza é obrigado,e além do mais vc usa nome de pessoas para postar comentários,use o seu mesmo.
Te conheço o suficiente para saber que tudo que o PROFESSOR escreveu é verdade,fico rindo em ler seus comentários e ver q vc colocou professor entre aspas,vc quer dizer q o professor não seria professor?então prove minha cara,pois eu trabalho com o professor Reginaldo e sei o quão competente e disponível ele é,pois ele está sempre querendo melhorar,pois como já diz o ditado...eu só sei que nada sei...esse é o lema dele,sou amigo dele e sei da capacidade dele,já da sua tenho dúvidas,vc ganha pra brincar de "professrora"...
bye,bye
Você deve ser um idiota mesmo.Eu dancei na quadrilha dela, pq e uma quadrilha espetacular, e em relação ao dinheiro que a prefeitura nos deu foi apenas 1.000 que por fato não é nada perto dos 14.000 que gastamos.Estou aqui para defendê-la mais fique sabendo que não estou sendo obrigada a fazer isso, apenas não gostaria que injustiças acontecessem. E se você acha que ela não tem capacidade de escrever um texto com tanta convicção você esta muito enganado, pois ela faria um melhor que esse. Eu sou THAYNARA SILVA, estudo na escola João de Abreu no municipio de baraúna, conhece? não tenho medo de me indentificar meu caro ao contrario de você, muito baixo de sua parte FAZER o que você faz.
Que a educação de conceito gerais é um desastre, nós todos sabemos, mas, quando chega no esportivo a coisa muda de figura, pois sabemos que a professora que incentiva não só, o lado o esportivo como o cultural é Estela, não sei se você esqueceu que, todos os anos ela que leva os alunos para os jogos competitivos em Mossoró é ela, também a conquista do selo unicef, ela tomou a iniciativa de concorrer e incentivar aquelas crianças a fazerem aquele trabalho, e ganhar. Quantos de vocês tiveram a iniciativa de fazer isso? Eu respondo nenhum.
Você poderia ter citado nomes nesse seu post, pois pelo o que eu vejo, ela é a única, que trabalha, que se rebola do jeito que pode pra fazer alguma coisa aqui. A ela eu dou todos os créditos.
O senhor tá precisando da uma atualizada no cenário esportivo,
Meu caro,tenho certeza que a professora Estela sabe escrever um texto com mais convicção que você,e tenho certeza que isso nao passa de uma grande inveja de sua parte,ela não disse em momento algum que ela faz as quadrilhas dela sem ajuda da prefeitura,ela tem a ajuda mais é ajuda mínina,ela gastou R$14.000,00 sendo que somente R$1.000,00 foi da prefeitura.Você tem como provar que ela grita e trata seus alunos como empregados?Estela não me pediu para escrever esse comentario não mais eu acho que você está sendo muito injusto com ela.E vc quando quiser denegrir alguém se identifique isso fica menos feio.
Eu, Juliana Leslye não concordo com essas barbaridades postadas contra a professora Estella.
Que tanto se dedica e esforça-se para trazer cultura a esse município que tanto precisa,e pra você que fica perdendo tempo escrevendo essas mentiras, va tentar fazer a metade das coisas que ela faz,(Pelo menos tente). E como escrevi no inicio Sou JULIANA LESLYE, estudo na escola ESTADUAL JOÃO DE ABREU DO MUNICIPIO DE BARAÚNA!
Caro Professor, meu nome como vc ja saber, é Mara, não costumo de fator acessar seu blog e nem tão pouco fazer comentários.Tudo bem! ate ai concordo com vc. Mais isso não lhe dá o direito ou melhor ter a certeza de que eu, nunca acessei um blog, sou irmã de Estela PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FISICA e ao contratario de vc a conheço muito bem. E não preciso ser obrigada para defende-la. E sei de fato acessar todos os site que me interessa.Como SÓCRATES, dizia: SÒ SEI QUE NADA SEI,que vc citou em seu comentário, para mim, estar havendo uma controvérsia em suas palavras, pois o que me parece é que vc sabe muito bem da vida alheia.Ela de fato não usa nome de pessoas para postar comentátio. Pois eu, sou Mara Cristina, casada com Fernando, filho de Nerivan vereador vc conhece? peço que poste esse comentario pois pelo que ja vi vc so posta o que de fato de interessa.Ha! ja ia esquecendo use o seu nome tambem para postar o seus comentários.
Anonimo acima..
me diga quem é em Baraúna que não ganha pra brinca de ser professor..
e outro a Professora Estela não tem como brinca
acho ela uma pessoa muito profissional em seu trabalho pra brinca..
acha que ela nâo é capaz de fala de suas propria
conquista e trabalho
amiga ela é formada e é uma pessoa intelectual
inteligente ela no passa o dia olhando blog e falando de ninguem não.
nem tempo, no tem pra isso!!
sou ex-vizinha dela e ela vivi a ler livros
fale de qualquer cultura e assunto que ela vai fala bem até demais imagine fala do que colocou acima..
seja mais informa estamos a falar de sua profissão e não de sua pessoa pessoal.(ex-vizinha)
Na conhecida parábola do Fariseu e do Publicano (Lucas 18:9 a 14) Jesus contrapõe dois tipos de personalidades e, contrastando-as, nos leva à uma profunda reflexão pessoal: quem eu sou de verdade perante Deus?
Tudo o que Jesus revela jamais é para humilhar ou rebaixar a nós ou aos demais. Ele assim o faz porque quer nos abençoar e nos toca para que nos transformemos através da renovação do nosso entendimento.
O fariseu não não foi ao templo para orar a Deus, mas para anunciar a bondade própria a todos quantos pudessem ouvir. No entanto, o cobrador de impostos foi para reconhecer seus pecados e clamar a Deus por misericódias. A hipocrisia é perigosa. Leva ao orgulho, faz com que uma pessoa menospreze as outras e a impede de aprender algo com Deus e o próximo. A oração do cobrador de impostos deve ser a nossa, porque todos nós precisamos da misericódia de Deus todos os dias. não permita que o orgulho por suas conquistas o afastem de Deus e das pessoas ao seu redor!
Alexandre Lopes - Professor de Ensino religioso
Postar um comentário