No dia 01 de maio de 2008 publiquei um artigo dizendo que o Selo Unicef em Baraúna não passava de um sonho. Para minha surpresa Baraúna foi contemplado com o Selo. Como? Não sei.
As cidades do RN agraciadas com o selo foram: Acari, Alto do Rodrigues, Currais Novos, Macaíba, Parnamirim, Touros, Parelhas, Pau dos Ferros, Baía Formosa, Jardim do Seridó, Jucurutu, São Miguel, Angicos, Cruzeta, Itajá, Lagoa Nova, Lucrécia, Luís Gomes, São João do Sabugi, São Miguel do Gostoso, São Tomé, Vera Cruz, Boa Saúde, Bodó, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Ipueira, Major Sales, Messias Targino, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Seridó, São Vicente, Serra Caiada, Serra Negra do Norte, Sítio Novo, Tenente Laurentino Cruz, Várzea, Baraúna, Itaú e Mossoró.
O Selo é uma contribuição oferecida pelo Unicef em reconhecimento aos municípios pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. Entre os critérios avaliados pelas Nações Unidas, estão os índices de mortalidade infantil, desnutrição, combate à violência e à disseminação do vírus da Aids, criação de novos Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes e o número de crianças e jovens matriculados na rede de ensino.
Não quero ser do contra, pelo contrário, mas é necessário avaliamos como estamos cuidando das nossas crianças e adolescentes. O site Todos pela Educação publica dados do Ministério da Educação sobre a educação de Baraúna. Veja:
1) O município possui hoje a pior educação do Brasil. Ficou em último lugar na avaliação do Ministério da Educação.
2) As crianças e adolescentes que continuam na escola quando não são reprovados apresentam baixo rendimento escolar.
3) O percentual de alunos que aprendeu o que era esperado para cada série foi:
3.1) Quarta série do Ensino Fundamental
a) Língua Portuguesa - Brasil: 27,9%; Nordeste: 18,9%; RN: 14,2%; Baraúna: 3,4%.
b) Matemática - Brasil: 23,7%; Nordeste: 14,6%; RN: 11,2%; Baraúna: 0,0%.
3.2) Oitava Série do Ensino Fundamental
a) Língua Portuguesa - Brasil: 20,5%; Nordeste: 13,3%; RN: 14,8%; Baraúna: 2,9%.
b) Matemática - Brasil: 14,3%; Nordeste: 8,5%; RN: 10,3%; Baraúna: 1,1%.
4) Percentual de alunos reprovados e que abandonaram a escola
4.1) Percentual de reprovação
a) Quarta série do Ensino Fundamental: - Brasil: 10,4%; Nordeste: 13,3%; RN: 21,4%; Baraúna: 21,8%
b) Oitava Série do Ensino Fundamental - Brasil: 10,9%; Nordeste: 9,0%; RN: 6,1%; Baraúna: 11,9%
4.2) Percentual de abandono
Quarta série do Ensino Fundamental: - Brasil: 4,8%; Nordeste: 8,8%; RN: 6,8%; Baraúna: 10,8%
Oitava Série do Ensino Fundamental - Brasil: 9,4%; Nordeste: 13,9%; RN: 12,9%; Baraúna: 22,1%
5) Com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, temos: Brasil - 0,800, Rio Grande do Norte - 0,738 e Baraúna - 0,600 (o mínimo na escala de classificação do IDH)
Além dos dados publicados pelo portal Todos pela Educação, faço os seguintes questionamentos:
1) Quantas crianças e adolescentes são atendidos regularmente com programas de saúde (odontológico, oftalmológico, psicológico, etc)?
2) Quantas crianças e adolescentes são atendidos com atividades culturais como grupos de teatros, capoeira, coral, dança, cinema, etc?
3) Quantas crianças e adolescentes são atendidos com atividades esportivas como futebol, basquetebol, voleibol, handebol, etc?
4) Quantas crianças e adolescentes são atendidos com cursos de informática nas escolas e/ou Centros de Inclusão Digital?
5) Quantos adolescentes são atendidos com distribuição de camisinha e/ou outro anticoncepcional bem como orientação sexual e de prevenção contra DST´s e AIDS?
6) Quantas crianças e adolescentes evadidos são beneficiados com programas de retorno à escola?
7) Quantas crianças e adolescentes com deficiências de aprendizagem são atendidos com programas de reforço escolar?
8) Quantas crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual recebem apoio psicológico?
Somos sabedores que para o município receber o Selo não é preciso que estejamos numa situação ótima na atenção às nossas crianças, mas que tenhamos conseguido avanços. No entanto, não conseguimos ver esses avanços e por causa disso questionamos os critérios usados pelo Unicef.
Os indicadores mostram que não estamos cuidando muito bem da nossa educação. Logo, o município que não cuida bem de suas escolas e não possui políticas públicas para melhoria das condições de vida de suas crianças e adolescentes merece ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o Selo Unicef ?
Um comentário:
Se os orgãos competentes tivessem a preocupação de fazer e divulgar uma pesquisa como essa, teríamos um País melhor. Reginaldo o Senhor está de parabéns por esse trabalho minuncioso, detalhado que nos traz atenção como está a educação, especificamente no Nordeste Brasileiro. Esperamos que esses números se revertam favorávelmente.
Parabéns pela pesquisa.
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