O Selo UNICEF do Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do Semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.
O Selo é uma contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, uma iniciativa que reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos de cada criança e adolescente da região. Dessa maneira, busca-se criar as condições necessárias para que os Estados e municípios do Semi-árido alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Para conseguir o Selo Unicef são avaliados o desempenho de cada município na garantia dos direitos da infância e da adolescência será avaliado levando-se em conta três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O tema do município de Baraúna é Educação para a Convivência com o Semi-Árido.
O município será avaliado sobre o ponto de vista Quantitativo (proporção de escolas públicas municipais participantes e o percentual de alunos envolvidos, em relação ao total de alunos matriculados nas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental e Qualitativo (Serão considerados os projetos pedagógicos, elaborados e implementados entre setembro de 2007 e julho de 2008 pelas escolas, enviados à Secretaria Municipal de Educação, que selecionará três para enviar ao UNICEF e Os materiais de comunicação vinculados aos projetos pedagógicos, produzidos pelos alunos para compartilhar a experiência com a comunidade. As escolas deverão selecionar, pelo menos, duas das opções abaixo.
Diante dos graves problemas que a educação do município vem enfrentado dificilmente conseguiremos esse Selo. Para que Baraúna pudesse competir em condições de igualdade com os demais municípios do Rio Grande do Norte seria necessário um esforço articulado de todas as secretarias municipais, todas as escolas, sociedade civil e iniciativa privada. Mas o que está acontecendo? Fica a Escola Manoel de Barros isolada nessa empreitada sem ajuda de ninguém, e pior, nem todos da escola estão participando ativamente desse processo e das escolas do município apenas o Manoel de Barros está tentando fazer alguma coisa de forma desarticulada. Lembram-se o que aconteceu com a Campanha Contra a Dengue? Ficaram as escolas sozinhas e os dois secretários (saúde e ação social) junto com seus profissionais não compareceram nem na campanha que fizemos nas ruas do município.
O que nossas escolas têm de projetos para serem apresentados ao Unicef que possa ser decisivo na avaliação para se conseguir o Selo?
O Selo é uma contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, uma iniciativa que reúne governos, sociedade civil e empresas em torno da garantia dos direitos de cada criança e adolescente da região. Dessa maneira, busca-se criar as condições necessárias para que os Estados e municípios do Semi-árido alcancem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Para conseguir o Selo Unicef são avaliados o desempenho de cada município na garantia dos direitos da infância e da adolescência será avaliado levando-se em conta três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O tema do município de Baraúna é Educação para a Convivência com o Semi-Árido.
O município será avaliado sobre o ponto de vista Quantitativo (proporção de escolas públicas municipais participantes e o percentual de alunos envolvidos, em relação ao total de alunos matriculados nas escolas públicas municipais do Ensino Fundamental e Qualitativo (Serão considerados os projetos pedagógicos, elaborados e implementados entre setembro de 2007 e julho de 2008 pelas escolas, enviados à Secretaria Municipal de Educação, que selecionará três para enviar ao UNICEF e Os materiais de comunicação vinculados aos projetos pedagógicos, produzidos pelos alunos para compartilhar a experiência com a comunidade. As escolas deverão selecionar, pelo menos, duas das opções abaixo.
Diante dos graves problemas que a educação do município vem enfrentado dificilmente conseguiremos esse Selo. Para que Baraúna pudesse competir em condições de igualdade com os demais municípios do Rio Grande do Norte seria necessário um esforço articulado de todas as secretarias municipais, todas as escolas, sociedade civil e iniciativa privada. Mas o que está acontecendo? Fica a Escola Manoel de Barros isolada nessa empreitada sem ajuda de ninguém, e pior, nem todos da escola estão participando ativamente desse processo e das escolas do município apenas o Manoel de Barros está tentando fazer alguma coisa de forma desarticulada. Lembram-se o que aconteceu com a Campanha Contra a Dengue? Ficaram as escolas sozinhas e os dois secretários (saúde e ação social) junto com seus profissionais não compareceram nem na campanha que fizemos nas ruas do município.
O que nossas escolas têm de projetos para serem apresentados ao Unicef que possa ser decisivo na avaliação para se conseguir o Selo?
Vamos ser sinceros, nem as pessoas responsáveis direto com o Selo Unicef não acreditam nisso. Ao invés de estarmos simulando o que não acreditamos, vamos unir forças em cada escola que trabalhamos e tentarmos dar o melhor de si na tentativa de melhora a qualidade do ensino de Baraúna. Nossa educação possui muitos problemas para estarmos gastando tempo com uma coisa que todos sabem que não vai dar em nada.
Um comentário:
A maioria das pessoas que fazem a educação de Baraúna só tentam sair do feijão-com-arroz quando são obrigados pelos progamas governamentais. No entanto, as propostas feitas pelos professores nunca são colocados em prática. Quem pode recuperar a qualidade do ensino de Baraúna são os professores que os governantes não valorizam.
Em relação ao Selo Unicef, é uma tentativa do prefeito conseguir reconhecimento do município do Unicef, mas com a equipe que tem, está muito difícil.
Sugiro que primeiro resolvam a humilhante classificação de Baraúna no IDEB.
Postar um comentário