quarta-feira, 29 de abril de 2009

Resultado do Enem revela descaso com escola pública

O último resultado do Enem, Exame Nacinal do Ensino Médio, confirmou o que já sabíamos. As escolas públicas são piores que as particulares.

Entre as 50 melhores escolas, uma é do sul, 41 do sudeste, duas do Centro-Oeste e seis do Nordeste e nenhuma do Norte.

Quarenta dessas escolas são particulares, só dez públicas e nove federais. As notas das melhores escolas ficou entre 72 e 80 numa escala de 0 a 100.

Entre as 50 piores escolas, uma está no Sul, quatro no Sudeste, nove no Centro-Oeste, 29 no Nordeste e sete no Norte. Todas públicas. Essas escolas obtiveram média médias entre 25 e 33 pontos.

Dos 294 alunos matriculados no Ensino Médio na escola João de Abreu no ano de 2008, 91 participaram da prova do Enem e a escola obteve média total (prova objetiva e redação) 44,26.

Apesar de não ter conseguido uma boa colocação pelo menos não boicotou a prova, como fez o município de Mossoró que teve participação ínfima a ponto das escolas do município ter ficado sem classificação. A pouca participação de Mossoró nas avaliações do Enem e Prova Brasil é uma estratégia para não ter seu ensino avaliado e os resultados divulgado pelos meios de comunicação.

Nenhum comentário: