Diante de um novo aluno e da necessidade de um novo tipo de professor as escolas atuais têm um novo desafio: manter-se indispensável. A juventude formada na sociedade da informação não aceita mais que a escola seja uma detentora e repassadora de conhecimento, ele quer participar da construção do conhecimento e a escola com seus professores não estão preparados para assumir esse desafio.
Somos sabedores que cada aluno tem uma forma diferente de aprender e a metodologia tradicional não conseguiu e não vai conseguir fazer com que todos os alunos consigam aprender. A única forma de viabilizar que todos aprendam dentro de suas especificidades é através do correto uso da tecnologia. Muitos gestores acham que comprando equipamentos de última geração é suficiente para que o professor ofereça aos seus alunos uma aula diferente. A Escola Manoel de Barros é uma prova que assim não funciona. Temos alguns poucos equipamentos na escola mas os professores continuam dando aula com lápis e lousa. Falta os professores serem capacitados para usar essas ferramentas.
A facilidade com que os alunos interagem com a tecnologia está impondo uma mudança de comportamento dos professores. A geração digital passou a exigir que o professor assuma não o detentor de conhecimento, mas o facilitador da construção desse conhecimento. O motivo é muito claro. Em um mundo dominado pelo uso corrente da tecnologia pelos alunos, estes não suportam mais ouvir horas de explicações enfadonhas e transcritas em uma lousa.
Apesar do professor continuar indispensável no processo ensino-aprendizagem, seu papel mudou. Temos nas escolas de Baraúna três tipos de professores: a) o que não quer mudar e se orgulha de continuar ensinando o mesmo conteúdo com a mesma metodologia a mais de 20 anos; b) o que tem consciência que está ultrapassado e espera que a Secretaria de Educação e sua escola o ajude a mudar e c) o professor que não espera e já ensaia alguma mudanças.
Um trabalho publicado pela Revista Veja classifica como novo professor aquele que:
a) Está sempre atualizado com o que há de mais moderno;
b) Se utilizar da tecnologia para melhorar o aprendizado;
c) Admitir não ter todas as respostas;
d) É parceiro do aluno e aprende com ele;
e) Continua mantendo a autoridade, sem ser autoritário.
Mas, para que a escola continue sendo indispensável é necessario valorizar o profressor.
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