Evasão, repetência, fracasso: sinônimos quase perfeitos de uma realidade perversa que atinge nossas crianças e adolescentes, cujo combate constitui num dos maiores desafios de qualquer escola que tem como princípio a construção de uma educação cidadã, inclusiva e de direito.
As causas são muitas, mas as que considero mais significativas são:
As causas são muitas, mas as que considero mais significativas são:
- Ínfima participação dos pais na vida dos alunos, por sua vez gerada pela pouca importância dada à educação por parte dos pais.
- Falta de controle da Secretaria de Educação dos índices de evasão.
- Não aplicação do FICAI (Ficha de Acompanhamento do Aluno Infrequente).
- Falta de atividades extra sala como prática esportiva competitiva e culturais (teatro, música, dança, coral, etc.).
- Não cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família.
- Metodologias, conteúdos e ferramentas educacionais ultrapassados e por causa disso pouco atrativos.
- Professores despreparados para oferecer uma educação adaptada à nova ordem dominada pela internet.
- Falta de um plano de capacitação em ação dos professores que estão na sala de aula.
- Pouca atratividade do espaço da escola.
- Falta de foco na aprendizagem.
As condições mínimas para implementar o início de uma mudança já temos, o que falta é um projeto com foco na aprendizagem, articulação de parcerias e uma rede de proteção às crianças e adolescentes.
Outra certeza que temos é que o professor trabalhando isoladamente não conseguirá avanços significativos. É necessário um plano de ação articulado e liderado pela Secretaria de Educação com parceiros como: a) coordenação do programa Bolsa Escola, b) Ministério Público, c) Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, d) pais de alunos, e) agentes de proteção, f) conselho escolar e g) conselho de escola.
Peço a liberdade de sugerir algumas ações na direção da diminuição da evasão escolar em Baraúna.
- Assistência à saúde do educando através da consulta ao oculista, reserva de consultas médicas da rede municipal de saúde semanalmente, palestras, etc.
- Criação de monitores para dar aulas de dança, música, informática, esporte, capoeira, coral, teatro, xadrez, etc.
- Disponibilização dos computadores da escola para pesquisa e realização de trabalhos escolares, também, nos finais de semana.
- Cinema na Escola: disponibilizar os equipamentos da escola (data show, DVD, filmes) aos alunos nos finais de semana e durante aulas vagas. Sendo que os alunos deverão ser acompanhados por um funcionário da escola.
- Elaboração e execução de projetos multidisplinares onde os alunos sejam os atores principais de todo o processo de construção e apresentação do conhecimento. O professor terá a função de articulador e mediador do processo.
- Implantar a rádio da escola com a participação total do alunos e acompanhamento dos professores.
- Fortalecimento do Grêmio Estudantil através da realização de nova eleição e sua capacitação.
- Exigir o cumprimento das condicionalidades do programa bolsa escola. Para isso manter uma parceria na execução do programa, principalmente na verificação e controle da frequência do aluno semanalmente.
- Reativação do FICAI - Ficha de Acompanhamento do Aluno Infrequente. Para o bom funcionamento desse instrumento de inclusão dos alunos faz-se necessário a parceria Conselho Tutelar, Ministério Público e Secretaria de Saúde com a elaboração e execução de propostas conjuntas.
- Entrega do Boletim Escola bimestralmente a todos os pais.
- Avaliação e acompanhamento semanal dos alunos com mais de cinco faltas.
- Melhoria do fardamento escolar. Esta estratégia tem o objetivo de melhora a auto-estima dos alunos e identificação dentro e fora da escola.
- Premiação bimestral dos alunos que obtiverem as melhores médias ponderada da médias bimestrais e maior frequência geral no bimestre. No cálculo da média ponderada definir pesos diferentes para as disciplinas.
- Criação de uma urna para que o aluno possa fazer suas críticas à direção, professores, supervisão e funcionários da escola e propor mudanças.
- Com relação ao incentivo ao esporte e cultura, destacaríamos a realização de torneios intercalasse, torneio entre escolas do município e olimpíadas municipais.
- Criação de um Jornal de circulação interna e de distribuição à comunidade escolar com o objetivo de divulgação das metas, resultados alcançados; índices de freqüência, evasão e rendimento escolar; divulgação dos eventos da escola e reclamações. O jornal seria sustentado pelos alunos e coordenação de uma equipe de professores da escola.
- Incentivo à participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Está provado por pesquisas que os alunos, cujos pais acompanham seus filhos na escola têm melhor desempenho na escola. As estratégias são: a) fazer cumprir a freqüência escolar mínima exigida pelo governo federal (Bolsa Famílias), b) uso do boletim escolar como ferramenta de avaliação dos alunos pelos seus pais, c) cumprimento das reuniões bimestrais de pais e mestres, d) criar um sistema de premiação que recompense os pais mais participativos na vida escolar de seu filho(a) através da distribuição de cestas básicas por 6 meses, eletroeletrônico, computadores, etc., e) apresentação de trabalhos escolares dos alunos para os pais.
- Construção e recuperação da quadras de esporte com o objetivo de criar um espaço para a realização de atividades esportivas, culturais e eventos. Esta quadra seria usada somente pelos alunos das escolas ou convidadas.
- Criação de uma equipe de monitores da aprendizagem. Esta equipe seria formada pelos melhores alunos da escola nas diversas disciplinas e estes dariam suporte aos professores na sua ausência e, também, no esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Salientamos que várias propostas já foram construídas pelas escolas, basta colocar em prática o Projeto Político Pedagógico de cada uma delas, mas infelizmente foram construídos apenas para cumprir uma exigência da Secretaria de Educação. Em função disso é que não tem nenhuma utilidade.
Há boas ideias, o que falta são pessoas comprometidas e capacitadas para colocá-las em prática.
Um comentário:
infelismente a falta de interesse e grande... principalmente por parte dos gestores da EMMB que se comportam como um bando de messenarios...e tem mais, o trabalho dos supervisores esta totalmente descontinuo, n tendo uma sequencia; no pouco que fazem; n sendo capazes de preparar uma simples oficina que envolvam todas as areas de ensino; projetos nem se falam; acho q nunca fizerem nem um, orientaçao metodologicas pior ainda... quando se reunem para tratar de assuntos pedagogicos nao sei o q fazem, talvez falar de professores...PENSE NUMA EQUIPE DESPREPARADA!!!!!!!!!!! V se estudam!!!!!!! um professor
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