sábado, 18 de outubro de 2008

Palavras, palavras, palavras, ...

A situação caótica da educação de Baraúna vem se arrastando por mais de 10 anos. Antes do concurso de 1996 a maioria dos docentes era leigo (nível médio) e depois do concurso o número de professores com nível superior chegou a quase 100 %. O concurso foi realizado por exigência do Ministério da Educação e tinha o objetivo de melhorar o quadro de professores do município, mas teve efeito contrário, quando a maioria dos professores eram leigos a qualidade da educação era razoável, com o concurso piorou.


Todos concordam que precisamos da parceria dos pais na escola, mas para que eles possam visitar a escola é necessário o acompanhamento do desempenho dos seus filhos e o boletim escolar é um instrumento que possibilita isso.


Desde 1998 que temos defendido a implantação do Boletim Escolar, mas até o ano passado nada tinha sido feito. Falta de pessoal e recursos para fazer não foi, faltou, talvez, compromisso dos diretores que passaram pela escola. Cansado de desculpas, propomos a Fábio Abreu e Maria das Graças Bezerra (Gracinha) a implantação do Sistema de Avaliação e Emissão de Boletim Escolar - SAEBE, que foi aceito pelos dois. O SAEBE emite o boletim e gera relatórios com gráficos e tabelas capaz de adiagnosticar detalhadamente o rendimento dos alunos, professor e escola.


Quando pensávamos que a solicitação de quase 10 anos seria concretizado veio a dificuldade. Após a secretaria da escola imprimir os boletins de mais de 2000 alunos foi que apareceu a dificuldade, a não entrega dos boletins dos alunos da cidade aos seus pais. Solicitamos às coordenadoras da Bolsa Escola os Agentes Solidários para nos auxiliar na entrega dos boletins, mas não deram a devida importância e a tarefa não foi realizada. Olha que esses agentes foram contratados para ajudar a escola na diminuição da evasão escolar e aproximar a escola aos pais dos alunos.


Os da zona rural só foram entregues porque tomamos a iniciativa de entregarmos aos pais com a grande contribuição das lideranças comunitárias. Lembrando que poderíamos ter feito o trabalho em 2 a 3 dias, levamos mais de 15 dias por causa da dificuldade de termos o veículo nos dias solicitados. Depois do fracasso na entrega dos boletins na cidade, a direção da escola disse que iria conseguir um carro de som para solicitar a presença dos pais na escola e finalmente entregar os boletins escolares. Mas infelizmente não foi feito.


Não satisfeito com essa situação, criamos um Site (Blog) para emissão do Boletim Escolar Os pais e os alunos poderão acompanhar o Boletim em tempo real. Nossa preocupação é que a maioria dos alunos e pais não têm acesso a internet, logo os pais precisam exigir da direção da escola a entrega dos resultados do 1º, 2º e 3º bimestres na forma impressa.


Essa situação, de planejar ações para tirar a escola da classificação vergonhosa no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e não ser cumprido tem desmotivado a maioria dos professores da escola. Há um sentimento generalizado de que nada vai acontecer quando saímos das reuniões.


Sábado (11/10/2008) aconteceu uma reunião pedagógica na Escola Manoel de Barros com o objetivo de avaliar o primeiro, segundo e terceiro bimestres e planejar o quarto. Apresentamos um relatório, gerado pelo Saebe, que deixou os professores preocupados, mas sem surpresas, pois o baixo rendimento dos alunos já vem sendo percebido pela maioria dos profissionais da escola a bastante tempo. Depois da apresentação teve início o debate predominado por acusações entre professores, supervisão e direção.


Sabemos que esse debate não soma nada para tirarmos a escola da fila da vergonha nacional, mas a origem das insatisfações vem da apatia na execução das ações propostas pelos professores, ou seja, não se executa, não se acompanha nem se avalia o que é planejado e por causa disso as reuniões tem sido uma perda de tempo.


Essa apatia não acontece somente na escola Manoel de Barros, as demais estão na mesma situação, sem falar nas escolas da zona rural. Se a Secretaria de Educação está preocupada com o baixo rendimento dos alunos da rede municipal de ensino e deseja amenizar o problema, precisa agir urgentemente colocando sua equipe técnica dentro das escola para somar esforços com as direções das escolas do município. Mais importante do que tudo isso é a presença da secretária de educação nas escolas.

Nenhum comentário: