quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Ensino ruim assombra terra da fruticultura

O motorista que chega a Baraúna (RN) é saudado com placas de boas-vindas à "terra da fruticultura" e à "terra do calcário". Em 2008, a cidade agregou outro epíteto, este nada meritório: tornou-se também a terra do mais baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de oitava série.

Baraúna fica no extremo oeste do Rio Grande do Norte, na divisa com o Ceará, a 303 km de Natal. De pronto, o Ideb baixo virou o foco das campanhas.

De um lado, jogando na defesa, o prefeito e candidato à reeleição, Aldivon Nascimento (PR), que criou um comitê gestor para apresentar soluções para o problema. "O Ideb tem sido o principal discurso da oposição, mas esse resultado é fruto de uma política de tempos atrás." De outro, no ataque e com os resultados do Ideb 2007 debaixo do braço, os adversários. A oposição fez relatórios com base na avaliação, que têm sido usados na campanha.

Nos últimos cinco anos, dois prefeitos da cidade foram cassados, e um deles foi condenado a devolver R$ 2,4 milhões aos cofres públicos por irregularidades no uso de recursos para a educação.

Baraúna enfrenta problemas de evasão escolar e de falta de vagas e de estrutura nos colégios. Neste período pré-eleitoral, como é comum nos segundos semestres da cidade, os adolescentes da "terra da fruticultura" exageram nas faltas ou deixam de vez a escola para ajudarem os pais nas plantações de melão e melancia.

Mas o principal entrave à educação local, segundo prefeito, oposição e moradores, são as estradas precárias que ligam as comunidades rurais ao centro da cidade, onde estão os dois únicos colégios com turmas de quinta à oitava série.

"Meus filhos já chegam na escola enfadados. Respiram a poeira dentro do ônibus e depois sofrem com asma, bronquite", afirma Rita da Silva, 45. Seus três filhos, Danilo, 12, Deivid, 15, e Antonia 18, enfrentam uma hora e dez minutos dentro de um ônibus caindo aos pedaços, entre o assentamento Poço Novo e a escola. Para Francisco Macedo, 14, o trajeto é mais complicado. Ele vive numa comunidade a 30 km da cidade. Almoça às 10h40, sobe num pau-de-arara às 11h15 e segue por cinco quilômetros, com 12 colegas, até a sede do assentamento Poço Novo. Lá, troca os bancos de madeira do Chevrolet modelo 1978 pelo banco estofado e quente do mesmo ônibus dos filhos de Rita.

No trajeto, alunos, principalmente meninas, carregam toalhas para proteger o rosto e o cabelo da poeira que entra pelas janelas. Os meninos levam uma camiseta reserva na mochila -e substituem a empoeirada quando desembarcam. "Eles chegam enjoados na escola, com dor de cabeça. Vão sacolejando até lá", afirma a assentada Maria Izelda, 43.

Apesar dos atoleiros, o período de chuvas, de fevereiro a junho, é o preferido dos que vêm da zona rural -a poeira diminui, dizem os adolescentes.

As condições precárias nas estradas jogam contra a qualidade do ensino, admite a secretária de Educação, Núbia Oliveira. Para ela, o resultado do Ideb não reflete a realidade do ensino local, mas serve, ao menos, para "alertar" a todos.

Folha de São Paulo

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida, as condições de deslocamento dos alunos é um fator que interfere no aprendizado, mas é o problema menor. Se o problema da educação de Baraúna fosse somente isso, conseguiríamos resolver facilmente e rápido, mas não é.

Existem problemas muito mais graves que não foram detectados pela reportagem tais como: uso da educação para tirar proveito político; má utilização dos recursos do Fundeb; descaso dos governantes com a educação; maioria das pessoas que ganham pela educação não mostram nenhuma preocupação com a situação; muitas pessoas ganhando na folha da educação sem trabalha na área; condições péssimas na infra-estrutura das escolas, principalmente nas escolas rurais, etc.

O prefeito disse que como primeira ação para recuperar o município dos péssimos resultados foi a criação de uma tal de Comitê Gestor. Finalmente o que é isso e para que serve? Só sei de uma coisa, de concreto nada foi feito.

Anônimo disse...

A Secretária de Educação diz que o resultado do IDEB não reflete a realidade da educação de Baraúna. Só existem duas explicações para essa afirmações: ela não tem conhecimento da educação de Baraúna ou tenta esconder o que todos já sabem. O ensino de Baraúna é muito ruim mesmo.
Como mãe de dois alunos de duas escolas de Baraúna fico muito preocupado com o descaso total.

Anônimo disse...

Qual a real preocupação dos gestores com a qualidade do ensino em nossas escolas? O que foi feito, mesmo? NADA!!!! Criação de Conselho Gestor!!!! Parece piada!!!
O que esse comitê fez até agora? Até as reuniões programadas não aconteceram como previsto!!!!!!!!! Será que é prioridade dessa gestão a EDUCAÇÃO??????? Não é o que vemos...

Anônimo disse...

Nossa SAecretária de Educação procura, procura, procura e não acha justificativa para o péssimo ensino em nossas escolas... será que ela realmente procurou???????
Se tivesse procurado teria encontrado no próprio setor onde trabalha: grupão de pessoas preocupado com a política, acumulando cargos e mais cargos, sem ter preocupação, REAL, com a qualidade do ensino. Tem funcionária q até rir da situação!!!!!!!!! Meu Deus, em que mãos se encontra nossa EDUCAÇãO!!!!!