Origem cultural
A educação não é um valor que a sociedade tem como importante. Exemplos que reforçam nossa percepção: I) quando o time de futebol perde o pai de família pede para o técnico sair do seu time, mas não exige que o diretor da escola de seu filho saia por incompetência e/ou falta de compromisso; II) os pais não visitam a escola do filho com maior freqüência no ano, mas não acha perda de tempo assistir a partida de futebol do seu time preferido ou do capítulo da sua novela preferida; III) deixa de investir na educação dos filhos, mas presenteia-o com o celular de última geração; IV) boa parte das pessoas ligadas á educação não se mobilizam para recuperar a péssima qualidade do ensino, mas se juntam com outros para eleger seu candidato na época da eleição; V) boa parte dos profissionais da educação deixam de colocar seus filhos na escola pública para matricular na particular; VI) ficamos tristes quando nossos atletas olímpicos ganham uma medalha de bronze, mas não nos revoltamos com a nossa educação em último lugar na classificação do IDEB.
A classe média coloca seus filhos na escola particular porque é muito mais confortável. Para que a escola pública do filho de pais da classe média possa atingir uma qualidade aceitável exige que os pais participe mais ativamente da vida escola e isso exige tempo para participação de reuniões de pais e mestres, conselhos escolares, conselho do Fundeb, etc.
Origem política
A escola pública era de boa qualidade quando o filho do rico estudava nela, como os filhos dos ricos colocaram seus filhos na escola particular os governantes abandonaram a escola pública que hoje atende os filhos dos mais pobres. A maioria dos prefeitos não está nem um pouco preocupados com a educação de seus municípios, só fazem alguma coisa porque existem recursos assegurados pela união. Do contrário nossas pobres crianças estariam totalmente abandonadas de educação.
O governo federal tem criado mecanismos (como exemplos o Prouni e cotas para negros) de inclusão do aluno pobre na universidade pública, mas como esses alunos fazem o ensino fundamental e médio na escola pública de péssima qualidade, não conseguem o acesso às universidades públicas e conseqüentemente maior número de alunos pobres pagando universidades particulares e alunos de filhos de pais ricos estudando em universidades públicas de boa qualidade grátis. Não adianta abrir vaga na universidade pública se nossos jovens não conseguem passar no vestibular.
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