domingo, 13 de abril de 2008

Premiando a competência e a dedicação

A prefeitura de Baraúna está prestes a assinar um decreto que premia os melhores alunos da Rede Municipal de Ensino com doação de um computador com impressora ao primeiro lugar e bicicletas para outros poucos alunos no final de cada ano letivo. Os critérios usados são alunos com maiores médias e freqüência. Nossa opinião é que a Secretaria de Educação abra espaço para que os professores possam emitir sugestões.
Antecipando-me, sugerimos que a premiação seja feita bimestralmente por escola e não anualmente para toda a Rede de Ensino como prevê o decreto. O cálculo da média seria feito usando a Média Ponderada de todas as disciplinas, sendo que Matemática e Língua Portuguesa teriam maiores pesos em relação as outras em função de sua importância.
A premiação proposta pelo decreto não motivar o aluno. Nosso aluno é imediatista e a premiação bimestral tem a vantagem de possibilitar quatro prêmios num ano e facilitar o aluno a ficar focado num curto espaço de tempo no seu objetivo.
Mas, para que isso seja possível de ser colocado em prática, as escolas precisam de um sistema de informação informatizado eficiente que avalie todos os alunos da escola num curto espaço de tempo e com menor possibilidade de erro.
Sugerimos também que a Secretaria de Educação pense a mesma coisa para os professores e pais de alunos.

Nenhum comentário: