sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Atributos escolares e o desempenho dos estudantes

Duas pesquisadoras, Roberta Loboda Biondi (Mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto daUniversidade de São Paulo (Fearp/USP) e coordenadora-geral de Estudos Educacionais do Inep/MEC) e Fabiana de Felício (Mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de SãoPaulo (FEA/USP) e diretora de Estudos Educacionais do Inep/MEC), realizaram um estudo sobre o desempenho escolar dos estudantes com dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 1995 a 2005 com amostras de escolas das redes pública e privada em todo o País, para cada unidade da Federação. Esse estudo produziu um documento que retrata informações sobre a realidade educacional brasileira.

Após leitura do documento fizemos análises das seguintes variáveis:

A) Variáveis relativas ao aluno
1) Quanto maior a proporção de alunos da escola que trabalham fora de casa, menor a média de proficiência da escola.

2) Ainda de acordo com os resultados do estudo, analisando as varáveis relacionadas com o nível de renda das famílias, quanto maior a proporção nas escolas de alunos que possuem computador em casa, maior o desempenho médio da escola.



2) Em relação ao grau de instrução das mães (ou responsáveis) dos alunos, os resultados demonstram que quanto maior a proporção na escola de alunos com mães que possuem pelo menos o ensino fundamental completo melhor o desempenho relativamente aos alunos com mães que possuem ensino fundamental.

B) Variáveis relativas a família

1) A informação relativa à composição da família, a proporção de alunos que moram com o pai e com a mãe, também se mostrou significativa e com um coeficiente positivo para explicar a média de desempenho da escola.

C) Variáveis relativas ao professor

1) Professores com até dois anos de experiência provocam impactos significativos e negativos sobre o desempenho dos alunos relativamente aos professores com experiência em docência de mais de dois e menos de quinze anos. Já para professores com mais de quinze anos de experiência, os efeitos sobre o desempenho não são significativos relativamente aos professores com dois a quinze anos de experiência.

2) Em relação ao grau de instrução dos professores, somente de acordo com os resultados, aqueles que possuem no mínimo ensino superior completo contribuem para um melhor desempenho dos seus alunos. Entretanto, o treinamento (formação continuada, treinamentos específicos, capacitação e outros) dos professores tem relação negativa com o desempenho médio dos alunos da escola.

D) Variáveis relativas ao diretor

1) O tempo de experiência dos diretores não apresentou efeitos significativos para o desempenho escolar em nenhum dos dois métodos de estimação abordados, entretanto o procedimento pelo qual o diretor assume a direção da escola parece influenciar o desempenho.

2) Considerando que as escolas do painel são da rede pública, procedimentos como concurso público, ‘eleição’, ‘indicação (de técnicos, políticos ou outras) e outras formas’ reduzem o desempenho dos alunos relativamente ao procedimento de ‘seleção e eleição de diretores’. Assim, de acordo com os resultados, as escolas que têm como procedimento de escolha do diretor “seleção e eleição” parecem ser mais eficientes, proporcionando ganhos no desempenho dos alunos em relação às demais formas.

E) Variáveis relativas ao ambiente e à infra-estrutura escolar

1) Turmas que tiveram a disciplina de Matemática durante todo o ano letivo com o mesmo professor, ou seja, que não tiveram problema com rotatividade de professores, levam ao melhor desempenho médio na escola.

2) Ademais, na análise tem-se que quanto maior o tempo médio (em horas por dia) que os alunos passam na sala de aula maior a proficiência atingida pelos alunos. Entretanto, quando controlado o efeito fixo das escolas, o tempo em sala de aula tem seu sinal invertido e deixa de ser significativo.

3) A existência de laboratório de informática na escola também se mostrou um fator significativo para explicar o desempenho, entretanto com sinal negativo.

4) No caso do acesso à Internet na escola, passou a ser significativo e positivo e a existência de laboratório de informática manteve sua relação negativa com o desempenho dos alunos. As interpretações possíveis para esses resultados são que as escolas que possuem acesso à Internet apresentam maior eficiência que se reflete sobre o desempenho, entretanto há a sinalização de que laboratórios de informática podem ser mal utilizados, levando a um pior desempenho em Matemática por alocar equivocadamente o tempo dos estudantes.

5) O problema com o elevado índice de faltas por parte dos professores apresentou coeficiente significativo a 15% e prejudica o desempenho escolar na estimativa.

6) Outro fator também muito investigado, tamanho de sala de aula, não apresentou resultado significativo em nenhuma das metodologias aplicadas.

Conforme os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – Inep/MEC, a qualidade da educação básica brasileira vem declinando nos últimos dez anos em Matemática e Língua Portuguesa, nas três séries avaliadas.

Identificar variáveis escolares que elevem o desempenho escolar é fundamental para subsidiar a elaboração de políticas educacionais para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Com o objetivo de contribuir com essa questão, este estudo identificou os fatores relacionados às escolas que influenciam o desempenho dos estudantes.

Os atributos que se mostraram significativos para explicar o desempenho podem ser foco das ações políticas que busquem melhora de qualidade na educação, visto que são práticas que podem ser replicadas em escolas com baixo desempenho, aumentando sua eficiência e melhorando seus processos e tecnologias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seria bom que a Secretaria de Educação do Município de Baraúna tenha acesso a este Blog, pois está recheado de informações que podem subsidiar os técnicos na elaboração de uma proposta que venha tirar a educação do município do buraco negro. Mas infelizmente quem conduz a educação não está procupado com os vergonhosos índices. Só lembrando que essa situação não é de agora não, as pessoas que conduzem a educação de Baraúna são as mesmas a mais de 10 anos e até agora não disseram porque estão lá. Mudança, só na vida delas, porque a educação vem piorando a cada ano que passa.

Anônimo disse...

A culpa é do prefeito que se não sabe devia saber do histórico de insucesso da educação e das pessoas que vem conduzindo a educação esses anos ou se sabe é mais irresponsável ainda por usar o apoio político político como único critério de nomeação.