domingo, 13 de janeiro de 2008

Comparação do Ideb no município de Baraúna(2005)

Se o leitor tiver lido outros artigos publicados anteriormente, já percebeu que venho insistindo na divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) do município de Baraúna-RN. Essa insistência tem o objetivo tentar sensibilizar as pessoas que podem e devem recuperar a qualidade educação do município fazerem algo urgentemente.
O gráfico faz uma comparação do IDEB da rede municipal e estadual dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. A coluna azul refere-se a ao menor índice obtido pelos municípios do Rio Grande do Norte, a coluna marrom ao maior índice e a amarela o índice do município de Baraúna. Como podemos observar, estamos em pior situação nos anos finais da rede municipal, onde a diferença é de apenas 0,3 pontos em relação ao município com menor índice. A situação é menos ruim nos anos iniciais da rede municipal com 2,38. Este mesmo desempenho aconteceu com os anos iniciais da rede estadual com 2,30. Em resumo, estamos pior com os anos finais, e nesta classificação as escolas da rede municipal está em situação inferior(1,9) as da rede estadual(2,0).

Fazendo uma comparação de Baraúna com os 166 municípios do estado do Rio Grande do Norte, temos a seguinte sotuação:
Anos finais do ensino fundamental da rede municipal, apenas os municípios de São Miguel de Touros(1,8), Brejinho(1,8), Itajá(1,8), Bento Fernandes(1,7) e Jardim de Angicos(1,6) estão com índice pior que o de Baraúna(1,9). Anos uniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, temos apenas 58 municípios em situação pior que a nossa. Nos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual, temos apenas 22 municípios em situação pior que a nossa e nos anos finais do ensino fundamental da rede estadual, temos somente 07 municípios com índice inferior ao nosso.

Analisando os dados do ProvaBrasil(2005), com relação ao desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a pior situação é com Língua Portuguesa na 4ª Séries da rede municipal com 130,75 pontos e em seguinda na 4ª Série da rede estadual com 131,31 pontos. Apenas 03 municípios obtiveram pontuação inferior a nossa. A pontuação em Matemática também é pior na 4ª série.
A taxa de aprovação média nos anos finais do Ensino Fundamenteal da rede municipal é de 47,57%. Estamos na 161° classificação em comparação com os demais municípios do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: