quarta-feira, 6 de março de 2019

A Sala de Aula Invertida

A sala de aula invertida é um dos modelos de ensino híbrido mais utilizados nas universidades e escolas inovadoras. Porém ainda há alguns equívocos na utilização correta do método, o que acaba trazendo alguns problemas.

Um dos mais comuns é achar que há uma troca de funções, ou seja, que será o aluno quem dará aula ao invés do professor. Na verdade há sim uma troca, porém do ambiente em que se dará o primeiro momento de aprendizagem. Poderá ser em casa ou em algum lugar fora do contexto de sala de aula. Nele o aluno realizará as atividades on-line elaboradas pelo professor tendo o controle sobre o tempo, modo, lugar e o ritmo em que aprende. O segundo momento de aprendizagem ocorre em sala de aula, na presença do professor, onde são realizadas atividades relacionadas ao que foi aprendido em casa.

A grande vantagem deste método é o ganho de tempo em sala de aula, o professor não precisa explicar o conteúdo através de aulas expositivas, pois os alunos já tiveram acesso a ele anteriormente. Ele pode agora realizar exercícios, trabalhos em grupo, experimentos, debates, ou seja, aplicar ou aprofundar o que foi visto.

Outro equívoco comum que encontramos é não acreditar no potencial dos alunos. No início, um dos desafios do professor é a baixa adesão, o que leva muitos professores a desistirem deste método. Normalmente os alunos não estão acostumados a estudar sozinhos, ainda mais conteúdos novos. Por isso é importante que no começo o professor especifique conteúdos fáceis para que eles aos poucos possam se acostumar e acredite que todos possuem o potencial de aprender além do que ensinamos.

Na sala de aula, é importante também que os alunos percebam que o professor realmente utilizou os dados gerados pelos formulários on-line para diferenciar a aprendizagem dos alunos. Especialmente para aqueles que não realizaram as atividades propostas.

Pode-se destacar a “sala de aula invertida” – em inglês, flipped classroom – como um método ativo bastante atual e que, inclusive, pode ser o que dominará em um futuro próximo. Sendo assim, esse método tem por objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por conteúdos virtuais.

Ademais, nesse modelo o aluno tem acesso aos conteúdos on-line, para que o tempo em sala seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio e apenas tire dúvidas com os professores e interaja com os colegas para fazer projetos, resolver problemas ou analisar estudos de caso. Tal fato incentiva o interesse das turmas nas aulas, fazendo com que a classe se torne mais participativa.

Já os discentes se beneficiam com um melhor planejamento de aula e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens e textos nos mais diversos formatos. Afinal, cada um tem um jeito de aprender. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos também nos encontros presenciais, sem que os professores se desgastem.

Abaixo segue um vídeo que resumidamente mostra com detalhes as etapas deste método que já usamos desde 2017 nas aulas de matemática da Escola Municipal de 1º Grau Manoel de Barros.

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