segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

O que significa inovar na educação?

Para os membros do “Educadores Inovadores em Rede”, o ato de inovar parte do ato de questionar. Segundo eles, a inovação na educação está diretamente ligada à mudança, criatividade, transformação e experimentação. 

E como isso é possível com uma formação conservadora, com provas de memorização e repetição? Em primeiro lugar, segundo os profissionais envolvidos na iniciativa, é essencial que o educador tenha mente aberta, esteja aberto a mudanças pedagógicas, seja empreendedor e flexível, para que de fato consiga promover uma educação voltada para o desenvolvimento humano. Para os “Educadores em Rede”, o Educador Inovador é aquele que sabe ou tenta criar novos espaços de aprendizagem em que o aluno é o centro do processo. Isso pode ser feito ao combinar o estudo com projetos, e ao imergir o aluno em atividades sociais e culturais com grupos diferentes dos quais ele está habituado. 

Nesse sentido, o professor deve focar na aprendizagem do aluno e não na transmissão de conteúdos. Nesse espaço de aprendizagem o professor é o orientador para que os alunos colaborem, cooperem, sejam autores e desenvolvam competências para seguirem com autonomia, tornando-se responsáveis pela sua aprendizagem e pela dos colegas.

De acordo com o grupo, inovar é dar sentido ao conhecimento, que deve ser significativo para a vida dos alunos. Para isso, o Educador Inovador integra e contextualiza disciplinas, instala mais incertezas que certezas absolutas, instiga o fazer, experimenta coisas novas, promove a interação, trabalha a autoestima e a autoconfiança, valoriza a ética e a coletividade. São tais ações educacionais que irão atuar na formação de um cidadão capaz de agir na hora certa para transformar a sociedade, sem esperar que as soluções venham prontas.

Abordagens

Alex Vieira
"..o grande desafio é possibilitar que as perguntas sejam mais importantes do que as respostas, isso dentro de uma abordagem contextual. A inovação deve visar à formação do cidadão e sua inserção na sociedade, proporcionando competências para que o mesmo não só se adapte a novas situações, como também promova as mudanças sociais necessárias."

Andréia Rodrigues
"Inovar significa pensar formas que ajudem a construir o caminho que os cidadãos vão trilhar nos próximos anos. Transformando-os em sujeitos capazes de pensar com criatividade, que tenham autoestima e capazes de enfrentar mudanças profissionais, acompanhando as transformações do seu tempo."

Armando Gil
"Quero reforçar a ideia de que inovar é assumir riscos. Não podemos ficar engessados em ideias ultrapassadas."

Claudia Almeida
"O desafio é “desafiar o aluno”, numa época em que os estímulos estão por toda parte. A atividade para ser desafiadora deve estimular a superação de obstáculos e mobilizar conhecimentos prévios."

Edilamar Caoneto
"As atividades escolares devem transcender a sala de aula considerando quais as visões de mundo, qualidades humanas e habilidades são esperadas de uma criança ou de um jovem."

Luzânia Alves de Souza
"Organizar o trabalho que busque a aprendizagem dos alunos através de projetos, que articulem realidades diferentes da que ele está acostumado a experimentar, é desafiador para nós por exigir um alto nível de preparação pedagógica."

Márcio Vazzi
"A criatividade deve ser valorizada para se obter a inovação, tanto por parte dos alunos como dos professores."

Maria de Fátima
"A pedagogia deve favorecer a aprendizagem ativa, focada no fazer, na resolução de problemas e em desenvolvimento de projetos."

Marisa Elsa Demarchi
"As tecnologias tem um papel fundamental de “dar novas possibilidades” às escolas, especialmente no sentido de ampliar os espaços de discussão entre educadores e alunos, dar mais visibilidade ao que é produzido em seus espaços. "

Marli Fiorentin
"Sempre precisamos mostrar o porquê da importância daquele conhecimento pra vida. Assim fica mais fácil criar motivação e abrir caminho para o aprender."

Marise Brandão
"Acredito que a inovação é uma coisa íntima, primeiro eu sinto a necessidade da mudança, penso em todas as possibilidades para mudar, acredito que posso e realizo."

Patrícia Mara Estrela Manso
"O conceito de inovação está associado a mudanças, em um processo de busca pelo novo, de criação. Envolve a atitude de questionar as velhas estruturas e hábitos e trazer soluções do futuro para o presente."

Terezinha Bernadete Motter
"Educador Inovador é o professor que sabe ou tenta criar novos espaços de aprendizagem onde o centro do processo é o aluno. Onde o professor não fixa um conteúdo e, dele, não pode afastar-se. Nesse espaço de aprendizagem o professor é o orientador para que os alunos colaborem, cooperem, sejam autores, desenvolvam competências para seguirem com autonomia, tornando-se responsáveis pela sua aprendizagem e pela dos colegas."

Nenhum comentário: