segunda-feira, 3 de setembro de 2018

IDEB de Baraúna é uma tragédia anunciada

Os dados do Ideb, principal indicador de qualidade da educação básica no Brasil representado numa escala de 0 a 10 feito de dois em dois anos, foram divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC).

Para calcular o IDEB são considerados dois fatores:

1. Taxa de rendimento escolar, que na prática, se traduz nos índices de aprovação e evasão obtidos pelo Censo Escolar. É uma medida do fluxo dos alunos.
2. Médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep, como a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).

Como já se esperava a Educação do município de Baraúna vai de mal a pior.

Apesar do município ter atingido a meta de 2017 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Anos), a única escola que conseguiu a meta foi a Escola Maria Barros com índice 5,0. Ou seja, todas as demais escolas da Rede Pública Municipal ficaram muito abaixo da meta para o ano de 2017. Quanto ao índice para as Escolas dos Anos Finais (6º ao 9º Anos), no período considerado apenas em 2009 e 2011 o município atingiu a meta e de lá para cá temos amargado péssimos resultados.

Veja os gráficos e tire suas conclusões.



Acesse os dados AQUI

Nenhum comentário: