sábado, 27 de janeiro de 2018

Protagonismo juvenil: local de fala e escuta?

A palavra protagonismo vem do grego PROTO, o primeiro, o principal e AGONISTA, lutador. Protagonista quer dizer lutador principal. No teatro, cinema e literatura, o termo indica o personagem que é o fio condutor da história que se está contando. Na educação, utiliza-se a expressão “protagonismo juvenil” em situações em que os jovens figuram como atores principais e se colocam como cidadãos proativos, seja na vida escolar, na comunidade ou na sociedade como um todo. Aliás, a intenção é que os jovens sejam estimulados a um comportamento de protagonistas e que essa postura de “dono da própria história” se estenda durante toda a sua vida adulta.

Sujeitos transformadores
Dentro dessa concepção o jovem precisa ser:
  • Fonte de iniciativa (ação) – ele não é mero expectador das experiências, mas envolve-se no processo.
  • Fonte de liberdade (opção) – onde ele precisa reconhecer as oportunidades, avaliá-las e fazer suas escolhas.
  • Fonte de compromisso (responsabilidade) – onde ele se reconhece como responsável pelas suas decisões e ações.

Professor como orientador
Dentro dessa perspectiva protagonista, o professor deve estabelecer com seus alunos uma relação mais igualitária, onde seu papel seja de mediação e articulação do conhecimento.

O aluno precisa se sentir parte do processo e as estratégias devem visar principalmente o desenvolvimento da sua autonomia, proatividade e responsabilidade.

Como inspiração, seguem 18 experiências implementadas em diversas instituições onde o foco principal é o desenvolvimento de novas práticas que formem sujeitos ativos e responsáveis.
Transformação Social

Quando o protagonismo é autêntico, ou seja, a participação do jovem é feita de maneira genuína e não manipulada, os ganhos são enormes, principalmente nessa etapa da vida em que se busca a autoafirmação e em plena construção da sua identidade e desenvolvendo seu projeto de vida.

Saiba mais sobre Projeto de Vida
Na Escola Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, a direção e os professores trabalharam algumas ideias para quebrar o desinteresse dos jovens no processo de aprendizagem. Estamos falando de protagonismo e projeto de vida. Confira no programa Janelas de Inovação.

Protagonismo Juvenil como empoderamento social
Estudantes de Guarajá-Mirim, em Rondônia, se uniram para promover mudanças. Viraram protagonistas da própria história e deram exemplo de cidadania, trazendo novas perspectivas para a comunidade em que vivem.


Trilha elaborada por: Joanna Miranda
Edição: José Brito Cunha

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