domingo, 6 de agosto de 2017

Competências gerais exigidas de um professor

A Resolução nº 09/2010 contribuiu para o avanço na construção da formação do professor de graduação. Porém, grande parte dos professores ainda não conhece essa regulamentação na íntegra. Por isso, tomamos a iniciativa de transcrevê-la, contribuindo para uma mudança no comportamento do atual e futuro professor, tornando-o bem informado e consciente em suas escolhas, o que certamente lhe trará benefícios, inclusive proporcionando uma melhoria na qualidade das aulas e dos contatos com os pais e com a comunidade .

Competências técnicas gerais
  1. Compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais.
  2. Ser proficiente no uso da língua portuguesa em todas as situações sociais, atividades e tarefas relevantes para o exercício profissional.
  3. Dominar os conteúdos relacionados às áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais etc.), objetos da atividade docente.
  4. Gerenciar a classe, organizando o tempo, o espaço e o agrupamento dos estudantes, de modo a potencializar as aprendizagens.
  5. Selecionar e utilizar diferentes recursos didáticos, ajustando-os às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
  6. Avaliar a eficiência de situações didáticas para a aprendizagem dos estudantes, envolvendo diferentes conhecimentos presentes no currículo escolar.
  7. Avaliar a aprendizagem dos estudantes por meio de estratégias diversificadas e utilizar a análise dos resultados para reorganizar as propostas de trabalho.
  8. Analisar e utilizar o resultado de avaliações externas e de estudos acadêmicos para reflexão sobre suas ações, reconhecendo pontos que necessitam de mudanças.
  9. Dominar os conteúdos relacionados aos temas sociais urgentes (saúde, sustentabilidade ambiental etc.), objetos da atividade docente, e informar-se sobre os principais acontecimentos da atualidade que provocam impactos sociais, políticos e ambientais, reconhecendo a si mesmo como agente social e formador de opinião no âmbito de sua atuação profissional.
  10. Pautar decisões e escolhas pedagógicas por princípios éticos e democráticos, de modo a não reproduzir discriminações e injustiças.

Conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da Educação

O presente âmbito, bastante amplo, refere-se a conhecimentos relativos à realidade social e política brasileira e sua repercussão na Educação, ao papel social do professor, à discussão das leis relacionadas à infância, adolescência, educação e profissão, às questões da ética e da cidadania, às múltiplas expressões culturais e às questões de poder associadas a todos esses temas.

Diz respeito, portanto, à necessária contextualização dos conteúdos, assim como ao tratamento dos Temas Transversais – questões sociais atuais que permeiam a prática educativa, como ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, trabalho, consumo e outras – seguindo o mesmo princípio, do compromisso da Educação Básica com a formação para a cidadania, bem como buscando a mesma finalidade, de possibilitar aos alunos a construção de significados e a necessária aprendizagem de participação social.

Igualmente, políticas públicas da educação, dados estatísticos, quadro geral da situação da educação no país, relações da educação com o trabalho, relações entre escola e sociedade são informações essenciais para o conhecimento do sistema educativo, assim como a análise da escola como instituição – sua organização, relações internas e externas – concepção de comunidade escolar, gestão escolar democrática, Conselho Escolar e projeto pedagógico da escola, entre outros. 


Conhecimento advindo da experiência

Segundo Bianchi (1998), o homem é um ser em dúvida constante, insatisfeito e buscador de respostas novas às suas necessidades. Nesse sentido, o Estágio constitui um momento ímpar para que ele possa exercitar essa capacidade, pois está no meio do caminho, entre um estudante em vias de finalizar um curso e um indivíduo no início da vida profissional.

Observação nossa:
Para aqueles que acham que uma especialização em Língua Portuguesa não tem relação com as outras disciplinas, está ai a resposta. no item 2 que trata sobre as competências técnicas gerais.

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