sábado, 23 de janeiro de 2016
Valdeci dos Santos Júnior participa do Expedições da TV Brasil
A Equipe do EXPEDIÇÕES parte de Natal e atravessa 335 km do Sertão do Rio Grande do Norte, até Mossoró e Apodi, para chegar a região de Lajedo de Soledade. No meio do semiárido nordestino, em plena caatinga registra o importante sítio da pré-história brasileira – Lajedo de Soledade. A partir da década de 1990, essa região passou a ser preservada, para proteger formações geológicas, pinturas e gravuras rupestres e os restos de animais da megafauna.
Com a ajuda de arqueólogos e paleontólogos a Equipe registra pinturas e gravuras rupestres, feitas por homens que habitaram essa região há milhares de anos. Além dos vestígios de ocupação humana, os expedicionários documentaram ossos de animais gigantes, que viveram durante o Pleistoceno e desapareceram do Planeta há 10 mil anos, como tatus, preguiças gigantes, mastodontes e tigres dente de sabre.
Esses vestígios pré-históricos estão no Museu de Lajedo de Soledade, criado a partir de um projeto de 1991, dos geólogos Eduardo Bagnoli e Geraldo Gusso, patrocinado pela Petrobras, que protegeu o Patrimônio do Lajedo e incentivou a criação da Fundação Amigos do Lajedo de Soledade (FALS).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário