quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Melhores escolas do mundo segundo o PISA: Coreia do Sul

A Coreia do Sul tem 49 milhões de estudantes, 493 hab./Km², 8,4 milhões de estudantes, 435 mil professores, 95% dos estudantes concluem o ensino médio, 10 a 15% da renda familiar é investida em educação privada complementar a escola.  É o quinto melhor colocado no teste do PISA.

Há forte pressão das famílias por resultados. O motivo do sucesso da educação na Coreia do Sul são os esforços do governo e pais de alunos. Os pais têm a preocupação dos filhos ficarem à margem da concorrência acirrada que há no mercado de trabalho na Coreia do Sul. Muitos estudantes cometem suicídio por não atenderem as expectativas de seus pais e sociedade. Há um forte voluntariado entre os pais. Além de participarem das questões acadêmicas, ajudam em questões como trânsito, no almoço e serviços gerais.

Por acreditar que a ascensão social só acontece pela via educacional faz com que as famílias sejam extremamente comprometidas com a educação dos filhos. Os estudantes no ensino fundamental já planejam a carreira profissional que querem seguir. Para entrar na faculdade as notas do 2º e 3º anos do ensino médio contam muito.

Depois de passar 8 horas na escola, a maioria dos alunos estuda em casa à noite. Somando o tempo de estudo na escola e em casa os alunos coreanos estudam em média 10 horas por dia. Todos os alunos têm aulas particulares, além das vistas nas escolas públicas. A educação Fundamental I e II é gratuita. Estudar inglês é quase uma obrigação.

Na Coreia a educação é centrada na memorização, ou seja, em absorver o conteúdo sem se preocupar com a criatividade dos seus alunos. As crianças com objetivos específicos chegam a estudar até as 2 a 3 horas da manhã. A metodologia da memorização é a grande reclamação dos alunos que desejam uma educação que se preocupe com a criatividade. Eles ainda reclamam que não têm liberdade de se expressar ou se contrapor ao que estão estudando.

Apesar dos estudantes da Coreia ter um dos mais altos desempenhos, comparado com outros países, o grau de interesse deles não é tão alto assim, pois eles conseguem obter altas notas pela cobrança dos pais e sociedade. Essa situação faz com que sejam muito estressados. Preocupados com isso o governo vem mudando a mentalidade da competição individual para a cooperação e desenvolvimento da criatividade de seus alunos.

As faculdades formadoras de professores estão entre as melhores da Coréia do Sul. O professor ocupa o primeiro lugar no ranking das profissões preferidas pelo povo coreano. Após 05 anos de sala de aula o professor volta à faculdade e faz 300 horas de aula na disciplina que leciona. Quase metade da carga horária dos professores é para ele realizar avaliações, plano de aula, pesquisa, etc.

Assista vídeo no youtube.

Informações: Canal Futura e Youtube.

Nenhum comentário: