quinta-feira, 14 de julho de 2011

Natal dos Sonhos de Baraúna

Tivemos uma reunião no dia 05 de julho do corrente ano com o Aldivon Nascimento, Prefeito Municipal de Baraúna, e Marcos Antonio, Secretário Municipal de Educação e do Desporto, para apresentar o projeto Natal dos Sonhos de Baraúna.


Após exposição os dois falaram que o projeto é muito interessante e inovador e que terá todo apoio pessoal e da prefeitura para implantação do projeto. Como encaminhamento ficou para Marcos articular uma reunião com todos os secretários municipais e outros possíveis parceiros para o projeto como: igrejas católicas e evangélicas, empresas privadas e Clube de Diretores Logistas do município. A reunião está marcada para o dia 19 de julho do corrente ano.

O Natal dos Sonhos de Baraúna será realizado em parceria com o poder público e iniciativa privada, configurando como um projeto de turismo, arte, cultural, social e meio ambiente (reciclagem de garrafas PET). Nele é descrito a forma como a garrafa pode ser utilizada na confecção de enfeites natalinos, sua importância, objetivos, métodos, viabilidade e resultados almejados.

Sua relevância encontra-se na medida em que apresenta uma metodologia baseada em questões sociais, ambientais e de empreendedorismo, podendo ser aplicada na execução de outros projetos aliados ao desenvolvimento sustentável.

O material escolhido foi o Politereftalato de Etileno – PET, por ser descartado em grande quantidade, oferecer enormes possibilidades de reuso, possuir baixo valor agregado, não retornável, descartado em grandes quantidades no meio ambiente e ser reciclável. Ao optar por esse material a vida útil do PET será estendida ao ser aplicado na confecção dos enfeites da decoração natalina, modificando o seu significado e valor, aliando questões sociais e funcionais.

Os enfeites que serão produzidos são: árvores de natal, guirlandas, presépio, bolas de neve, bonecos de neve, anjos, festão, flores, velas, arcos, e lustres. As garrafas de PET pintadas serão totalmente reutilizadas na confecção de novos enfeites do natal de 2012 e os não pintados serão vendidos para financiar o próximo Natal dos Sonhos de Baraúna.

O presente projeto está em sintonia com os interesses do município de Baraúna que são a comemoração do aniversário dos 30 anos de emancipação política do município, promoção do Selo Unicef e realização de um grande evento a custo baixíssimo.

Tornar  a  cidade  mais  bela  para  as  festividades  natalinas,  conscientizar a população da importância da reciclagem com a reutilização de garrafas PET, ocupar nossos alunos com uma atividade prazerosa, resgatar o espírito natalino nas famílias baraunenses e motivar o turismo no município através do envolvimento mútuo de toda a comunidade, poder público, iniciativa privada, escolas e igreja são as principais contribuições do projeto “Natal dos Sonhos de Baraúna”.

Além da programação religiosa durante todo o período natalino será apresentado shows de música, dança e teatro pelos alunos das escolas participantes do projeto.



Nenhum comentário: