domingo, 26 de junho de 2011

"O professor do século XXI precisa ser humilde, persistente e corajoso"

Humildade, persistência e coragem. Essas são as três virtudes que o professor do século XXI precisa ter, de acordo com o filósofo, mestre e doutor em Educação Mário Sérgio Cortella. Ele foi um dos palestrantes que esteve presente no projeto Seminários Tribuna de Educação, realizado nesta segunda-feira, 9 de maio, no Centro de Convenções de Vitória.

O público vibrou com a palestra de Cortella que apresentou de maneira descontraída o tema “A Educação no Século XXI e o Perfil das Educadoras e Educadores”. 

Para Cortella, o educador precisa ter humildade pedagógica. “É preciso ter humildade de pensamento, de relacionamento e no exercício do poder. A finalidade do poder é servir e não se servir”. Segundo ele, os profissionais precisam aprender a viver no século XXI. “Muitas vezes, o aluno é do século XXI, o professor do século XX e a metodologia do século XIX”, disse.

Ele deixou um conselho para os professores que desejam ser persistentes: “se vocês querem ir adiante em direção ao futuro, afastem-se de professores velhos e se aproximem dos professores idosos. O professor velho, independente da idade, é desestimulado, acomodado, pessimista e tem como frase preferida ‘a vida é assim’. Já o professor idoso é aquele que tem uma utopia e vai atrás dela”.

Segundo Cortella, a coragem, terceira virtude, não é a ausência de medo e sim a capacidade de enfrentar o medo. “As pessoas precisam ter atitude, ou seja, ter esperança, mas esperança do verbo esperançar e não do verbo esperar. Esperançar é ir atrás, não desistir nunca”, ensinou.

Para o filósofo, o Seminário de Educação é uma forma de criar utopias. Ressaltando a todo o momento que o “impossível é uma opinião e não um fato”, Cortella chamou a atenção dos presentes para as utopias que significam um ainda não, um inédito viável, algo que ainda não é, mas pode ser.

Mário Sérgio Cortella atua como professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação na PUC-SP. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo e é autor de livros como “A Escola e o Conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos”, “Nos Labirintos da Moral”, com Yves de La Taille, “Não Espere pelo Epitáfio, Provocações Filosóficas” e “Não Nascemos Prontos!”.
(A Tribuna na Escola)

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