Nesta quinta-feira os conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) visitaram a Escola Manoel de Barros e tiveram uma reunião com as cozinheiras. A visita foi motivada pelo abaixo assinado dos alunos da escola que reivindicaram melhorias da merenda. O documento foi entregue ao conselho e Secretário Municipal de Educação que por sua vez repassou ao prefeito.
Uma comissão foi formada com os alunos do 9º Ano A matutino para participarem da reunião do CAE. Na oportunidade eles expuseram os erros cometidos pela escola com a merenda e ofereceram sugestões de melhorias. Depois dessa ação dos alunos melhoras na merenda já foram implementadas.
Por que só agora os alunos resolveram tomar uma atitude? Simples! Além dos conteúdos de matemática, muitos sem utilidade prática, discuti com eles como exercer sua cidadania, principalmente no que se refere a exigência de seus direitos. Por que outros professores não fazem o mesmo?
Todos nós esperamos que a educação seja vista com outros olhos e sempre depositamos as esperanças nos políticos. Puro engano. Esse caso é um exemplo de que a educação só vai mudar quando os próprios alunos ou seus pais se conscientizarem que escola pública de qualidade é dever do estado e não é de graça. No entanto, para essa mudança acontecer devemos dar aulas de cidadania aos alunos, já que para os pais é mais difícil. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário