terça-feira, 21 de setembro de 2010

Exibição de filme contra as drogas pode ser obrigatória em todas as sessões de cinema

O perigo do uso de drogas e suas consequências rondam a todos nós. O problema das drogas atinge principalmente os adolescentes menos experientes, presas mais fáceis desse verdadeiro flagelo moderno. É por isso que, mais do que nunca, é fundamental travar a batalha da informação e do esclarecimento sobre o uso de drogas.


A proposta da Câmara dos Deputados é aprovar o Projeto de Lei (PLC 49/07), de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que está pronta para ser votada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A relatora, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), apresentou voto pela aprovação da matéria.


Kátia Abreu assinala, em seu relatório, o caráter educativo da proposta e lembra que o cinema já foi muito utilizado para propagandear o consumo de cigarro e de álcool. Ela acrescenta que estudos sobre saúde pública já comprovaram a influência da propaganda - explícita ou subliminar - sobre a indução ao uso do cigarro e outras substâncias capazes de provocar a dependência química.


"Em filmes clássicos, produzidos nos Estados Unidos da América e distribuídos pata todo o mundo, heróis e heroínas, em momentos decisivos da trama de uma história, lançavam mão de um cigarro, o que fazia associar a emoção - prazerosa ou angustiante - à fruição do tabaco ou de uma bebida alcoólica", diz a senadora.


Preocupada com esse problema, a Escola Manoel de Barros, sob nossa coordenação, está desenvolvendo o Projeto Educação e Voluntariado pela Vida cujo tema trabalhado é a droga. O projeto consiste na apresentação de uma palestra para os alunos da rede pública e privada de ensino, produção de um vídeo de 30 minutos e campanha informativa com uso de cartazes e panfletos nas escolas.

Informações da Agência Senado

Nenhum comentário: